Fechar
GP1

Piauí

Sesapi lança campanha Outubro Rosa de conscientização do câncer de mama

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 590 casos de câncer de mama no Piauí para o biênio 2020/2021.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está lançando a campanha de conscientização Outubro Rosa que incentiva mulheres acerca da importância de atentar-se ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

De acordo com a Sesapi, no Piauí 66% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama iniciam o tratamento antes dos três primeiros meses. Até agosto de 2020 já foram confirmados 224 casos da doença no Piauí, no ano passado 584 mulheres foram registradas com câncer de mama e 131 vieram a óbito, número que apresentou uma queda com relação a 2018, quando foram contabilizadas 187 mortes.

  • Foto: DivulgaçãoCampanha Outubro Rosa da SesapiCampanha Outubro Rosa da Sesapi

“O tratamento e diagnóstico prévio ajudam a salvar vidas. Dos 131 óbitos registrados no ano de 2019, pela doença no nosso estado, 51% estavam no estadiamento três e quatro da doença, que são os níveis mais severos. Por isso a importância das mulheres buscarem as unidades de saúde para realizar suas consultas de rotina e mamografia”, lembra a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 590 casos de câncer de mama no Piauí para o biênio 2020/2021. A coordenadora da saúde da mulher da Sesapi faz um apelo para que mulheres de idades entre 50 e 69 anos procurem uma unidade de saúde para realizar os exames preventivos.

“O autoconhecimento é fundamental para a prevenção da doença, por isso é recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia pelo menos uma vez por ano. Porém, mesmo que a mulher não tenha câncer, ela precisa procurar o médico para fazer um acompanhamento da saúde da mama, ajudando, assim, na prevenção dessa doença. Agora com a volta das consultas e exames eletivos, pedimos às mulheres que busquem seus médicos”, ressalta Alzenir Moura Fé.

Campanha

Neste ano a campanha Outubro Rosa recebe o tema “Para Ver é Preciso Sentir” e vai focar em eventos virtuais, em razão da pandemia de coronavírus.

O primeiro será um debate virtual acerca do assunto e dos cuidados envolvendo a temática nesta sexta-feira (2) às 14h30, que poderá ser acompanhada pela plataforma Webex Meet.

Participam do evento a coordenadora da saúde da mulher da Sesapi, Alzenir Moura, o médico mastologista e oncologista Sabas Carlos e a assistente social Claudenice dos Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.