Parnaíba - PI

Sesapi reforça o atendimento à população no litoral

“Montamos uma estratégia de comando e controle, conforme necessidade de cada área. É fundamental garantir o atendimento de urgência à população", afirmou Florentino.

30/12/2019 14h29 - atualizado 14h31

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) preparou um plano de ação voltado para o atendimento à população que vai passar o Réveillon no litoral piauiense. As equipes de saúde iniciaram o nesse final de semana pré-réveillon reforço ao atendimento de urgência e emergência nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

As cidades litorâneas chegam a receber uma população flutuante de cerca de 150.000 pessoas no período dos eventos, aumentando assim, o número de veículos e os riscos de acidentes, afogamentos, embriaguezes, queimaduras e insolação. A Sesapi providenciou o reforço de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e apoio técnico para os municípios do litoral e também para as principais praias Coqueiro, Atalaia e Barra Grande.

Em Luís Correia, as ambulâncias ficarão estacionadas em pontos estratégicos das referidas praias. Em Cajueiro da Praia, a ambulância ficará no posto de Saúde de Barra Grande. Os hospitais Dirceu Arcoverde, em Parnaíba e Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, também vão contar com equipes de apoio no atendimento à população.

De acordo com o secretário Florentino Neto, o trabalho visa, acima de qualquer coisa, não causar desassistência à população. “Montamos uma estratégia de comando e controle, conforme necessidade de cada área. É fundamental garantir o atendimento de urgência à população, reforçando a quantidade de profissionais, ambulâncias com equipamentos, medicamentos e materiais médico-hospitalares essenciais para atendimento”, afirma o gestor.

Todos os hospitais regionais e estaduais já definiram as escalas de plantão durante o período de fim de ano para garantir atendimentos de urgência à população.