Fechar
GP1

Piauí

Sesc Piauí terá equipamentos inéditos para facilitar leitura

As bibliotecas do Sesc Piauí passam a contar com tela ampliadora que amplia textos em até 170 vezes.

A partir desta segunda-feira (11) os teresinenses poderão contar com um novo espaço de incentivo à leitura, cultura e inclusão social em Teresina. O Sesc lança ao público o projeto Biblioteca Séc. XXI com equipamentos de última geração, exclusivos no Piauí, que facilitam o acesso à leitura por pessoas com necessidades especiais.

As bibliotecas do Sesc Piauí passam a contar com tela ampliadora que amplia textos em até 170 vezes, traduz em áudio em 74 vozes em 36 idiomas, scanner de voz, que permite o leitor traduzir os livros ou documentos passando para linguagem de áudio (indicado para pessoas com deficiência visual não alfabetizado em braile). Já o projeto BiblioSesc vai ganhar escalador para cadeiras de rodas.

“Os equipamentos são implantados nas bibliotecas de Teresina, Parnaíba e Floriano. Os técnicos do Sesc já passaram por treinamento para operar os equipamentos inéditos no Piauí”, explica o diretor regional do Sesc, Francisco Campelo Filho.

Além dos equipamentos de inclusão social e de um acervo com ênfase nas literaturas piauiense, brasileira e estrangeira, o espaço também vai contar com atividades culturais de projetos desenvolvidos pelo Sesc, como saraus e oficinas de literaturas, acesso à internet, empréstimos, sala de estudo, guarda volumes com chave e espaço lúdico com jogos, brinquedos, livros infantis e gibis. Todos os serviços serão gratuitos e abertos para todos os públicos.

Sobre os equipamentos:

Serão inaugurados quatro equipamentos:

- Tela ampliadora

-Scanner com voz

-Teclado em braile

-Escalador de escadas

Tela ampliadora:

- Amplia até 170 vezes

-Transforma texto em áudio em 74 vozes de leitura e 36 idiomas

-Leitor visualiza o texto e equipamento o transforma em áudio

- Indicado para pessoas com baixa visão (idosos)

Scanner com voz

-Indicado para pessoas com deficiência visual

-Não alfabetizado em braile

Teclado em braile

- Converte qualquer texto em linguagem em braile (ex: bula de remédio)

Escalador para cadeira de rodas

- Permite acesso de cadeirantes por meio de escadas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.