Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SESI promove palestra sobre campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

O evento contou com palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da próstata, ministrada pela enfermeira Valdenora, do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), da Unimed/Teresina.

Homens e mulheres do Sistema FIEPI estiveram reunidos nesta terça-feira (30/10) no auditório do 8° andar, do prédio da instituição, em Teresina, para um encontro de promoção das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

O evento contou com palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da próstata, ministrada pela enfermeira Valdenora, do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), da Unimed/Teresina.

A palestra, realizada pelo setor de Recursos Humanos (RH) do Sistema FIEPI, teve por objetivo promover a informação, a troca de experiências e a integração entre as colaboradoras e colaboradores. O superintendente do SESI e diretor regional do SENAI, Mardônio Neiva, presente ao evento, deu as boas vindas aos participantes.

  • Foto: Divulgação/AscomSesi promove palestra Outubro RosaSesi promove palestra Outubro Rosa

Mardônio Neiva falou da importância da ação promovida pelo SESI, ressaltando que o momento é oportuno já que as campanhas são simbolizadas pelos meses outubro que está terminando e novembro iniciando. “Disseminar informações que venham a contribuir para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores significa produtividade e isso faz parte da missão do SESI”, disse.

A palestrante falou que a Unimed conta com o programa Medicina Preventiva Empresarial que tem como objetivo a prevenção e a promoção à saúde dos colaboradores das empresas parceiras contemplado com ações como esta.

Na apresentação a enfermeira falou que o câncer de mama é a causa mais frequente de morte em mulheres e que no ano de 2016 no Brasil houve 14 mil casos de óbitos registrados de CA de mama, baixando para 12 mil este ano. Ela disse ainda que a CA de Mama também incide sobre homens e que houve entre eles 237 casos de mortes em 2017 e agora 196 casos.

Sobre câncer de próstata a palestrante disse que a patologia está entre as de maior incidência entre os homens. E assim como na maior parte das doenças, exames de rotina reduzem o risco de agravamento e mortalidade.

A palestrante destacou que entre 90 e 95% dos casos de câncer de próstata apresentam cura se identificados precocemente. “Os métodos mais comuns para identificar alterações na próstata são os exames de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal”, afirmou.

A colaboradora Risolane Ribeiro Claro, do SENAI, falou sobre a contribuição da palestra para a prevenção e o benefício de ter o plano de saúde através da empresa. Sobre o tema, ela frisou que “as mulheres estão todas suscetíveis e saber mais nos ajuda a ter mais cuidado”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.