Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sessão Solene celebrará 50 anos da RCC na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Teresina por proposição da Vereadora Cida Santiago (PHS) realizará Sessão Solene em comemoração aos 50 anos de existência do movimento da Renovação Carismática Católica

A Câmara Municipal de Teresina, por proposição da vereadora Cida Santiago (PHS), realizará Sessão Solene em comemoração aos 50 anos de existência do movimento da Renovação Carismática Católica – RCC no mundo. O evento vai acontecer na noite desta quinta-feira (16) e contará com a presença de membros e líderes do movimento, representantes das novas comunidades, autoridades políticas e eclesiais e a sociedade em geral.

“Esse jubileu é aonde a RCC tem realmente a graça de poder mostrar para o mundo que somos de fato e de efeito um movimento eclesial, um movimento da igreja católica e é em comunhão com os nossos pastores que nós sobrevivemos até agora nesses 50 anos, porque tudo que a RCC faz é em obediência aos nossos pastores”, contou a vereadora.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Vereadora Cida Santiago Vereadora Cida Santiago

Para Cida, os grupos de oração da RCC que são “subdivisões” têm uma grande importância para a sociedade, pois ajuda na restauração do modo de viver das pessoas. “Os grupos de oração da RCC, que são as células-mãe, é um grande momento de promoção humana, porque no momento que nós chegamos ao grupo de oração nossa vida muda completamente. Pessoas que chegam no grupo pensando em suicídio, pessoas em estado de depressão, entre outros problemas, quando visita o grupo e através dos momentos de oração, momentos de louvor e pregação, [vivenciados no grupo] elas começam a ter uma vida nova e por conta disso elas começam também a viver essa nova experiência renovado do espirito, chegando ao tal ponto de modificar aquelas realidades triste em que estava vivendo”, finalizou a parlamentar. 

Origem:

A Renovação Carismática Católica tem como marco inicial um retiro de jovens da universidade de Duquesne (Pensilvânia) que aconteceu entre os dias 17 a 19 de fevereiro de 1967 e foi coordenado por dois professores da instituição. Durante o retiro os participantes sentiram um desejo de rezar pela renovação do sacramento do Crisma e um grande amor por Nossa Senhora e pela Igreja surgiu naquele encontro.

Na noite do sábado estava preparada uma festa de aniversário, mas foram informados da falta d’agua no local, originada por um problema na encanação, a festa não aconteceu. Na mesma noite alguns dos estudantes subiram para o andar de cima e começaram a pedir o Espírito Santo, desejavam ter a mesma experiência de pentecostes como relata o livro do Atos dos Apóstolos e provaram do poder de Deus, começaram a falar em outras línguas e um despertar de vários dons surgiu em cada um dos participantes, nascendo o movimento da RCC no mundo.

Depois do retiro de Duquesne o movimento se expandiu rapidamente pelo mundo e hoje está presente em todos os continentes. No ano de 1969 o primeiro grupo de oração foi fundado no Brasil. A Renovação Carismática Católica está presente em todos os estados e desenvolve vários serviços nas universidades, paróquias, no meio político, obras missionárias de promoção humana como é o caso da missão Marajó no estado do Para e várias outras espalhadas pelo país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.