Fechar
GP1

Piauí

Silas Freire lança projetos de piscicultura em 3 cidades do Piauí

Na programação, logo pela manhã foi realizado o repovoamento do Rio Parnaíba no cais em Floriano, com a soltura de 500 mil alevinos das espécies Curimatá e Tambatinga.

Neste sábado (17), o deputado federal Silas Freire (Podemos) e o coordenador de Piscicultura do Piauí, Stanley Freire, implantaram projetos para desenvolvimento da pesca nas cidades de Floriano, Jerumenha e Guadalupe.

Na programação, logo pela manhã foi realizado o repovoamento do Rio Parnaíba no cais em Floriano, com a soltura de 500 mil alevinos das espécies Curimatá e Tambatinga. Silas Freire destaca a importância da ação: “Nos últimos anos houve uma queda muito grande no número de peixes, dos quais os pescadores se utilizam como fonte de alimentação e renda. Por isso estamos aqui para o repovoamento, que promove a preservação do meio ambiente, fortalece a atividade da piscicultura e vai beneficiar a população ribeirinha”, declarou Silas.

  • Foto: Divulgação/AscomRepovoamento de peixes em florianoRepovoamento de peixes em floriano

Em seguida, foi a vez de Jerumenha e Guadalupe, nos dois municípios foram entregues kits para promover o desenvolvimento da piscicultura em tanques rede. Em Jerumenha, o parlamentar fez a entrega do material ao lado da prefeita Aldara Leal e, em Guadalupe, a solicitação foi do vereador Martinez.

  • Foto: Divulgação/AscomEntrega de kits tanque rede em JerumenhaEntrega de kits tanque rede em Jerumenha

“Cada tanque deve render cerca de 480 quilos de peixes após 6 meses. Além disso, as famílias de piscicultores são contempladas com curso de capacitação na aérea da piscicultura. O projeto é fantástico e, além de Jerumenha e Guadalupe, serão 12 cidades beneficiadas, por isso, ainda vem mais por aí. Ficamos muito felizes em perceber a mudança de realidade que a atividade traz para essas cidades”, comemora Silas Freire.

O coordenador estadual do programa de piscicultura, Stanley Freire, explicou aos presentes que naquele momento estava sendo efetuada a entrega da primeira etapa, composta dos materiais para a criação dos peixes, logo após a semana santa, será feita a entrega dos alevinos, ração e acontecerá a capacitação dos pescadores. Ele se comprometeu que até o mês de junho estará fazendo uma grande ação de repovoamento de peixes nativos também no lago de Boa Esperança e destacou que a solicitação partiu do deputado Silas Freire.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.