Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SINDESPI denuncia que 17 servidores do Lacen estão com covid-19

A Sesapi ressaltou que está dando todo o suporte psicológico para os servidores contaminados. Os profissionais infectados terão acompanhamento médico no Hospital Getúlio Vargas.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Piauí (SINDESPI) denunciou na manhã deste domingo (03), que 17 funcionários do Laboratório Central do Piauí (Lacen) testaram positivo para a covid-19. O laboratório é o responsável pela análise das amostras dos pacientes com suspeita da doença no estado.

Geane Sousa, presidente do SINDESPI, contou ao GP1 que esses funcionários foram mandados para casa, mas não estão recebendo nenhuma assistência médica. Segundo ela, os servidores contaminados não tem dinheiro nem para comprar os remédios.

  • Foto: Divulgação/SesapiLacenLacen

“Oficialmente são 17 infectados, só que o número pode chegar a 19. Uma das funcionárias diagnosticada está com o salário atrasado. Queremos providências quanto a isso, como ela pode realizar um tratamento sem dinheiro? Pedimos que o governo pague o adicional de periculosidade de 40% para todos os trabalhadores da saúde, para a ver se a situação ameniza um pouco”, relatou a presidente.

Ainda de acordo com a sindicalista, a denúncia já foi protocolada no Ministério Público, além de ter sido enviada à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí – Alepi.

“Acionamos o Ministério Público, para que o promotor faça algo diante dessa situação de desrespeito, também pedimos ajuda aos deputados da Comissão de Saúde da Alepi. E para não perder tempo, o nosso setor jurídico já está solicitando medidas judiciais”, finalizou Geane Sousa.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou através de nota que os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen- PI) que testaram positivo para Covid-19 foram afastados de suas atividades. A secretaria ressaltou ainda que não houve prejuízo algum na realização e divulgação dos exames no laboratório.

A Sesapi informou que está dando todo o suporte psicológico para os servidores contaminados e que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai realizar o atendimento dos profissionais de saúde, fazendo exames e disponibilizando medicação necessária.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), que positivaram para Covid-19, foram afastados de suas atividades, como determina as normas da Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde.

Ressalta que todos os servidores do laboratório realizaram testes rápidos e de PCR, mas nem todos positivaram e, portanto, não houve prejuízo algum na realização e divulgação dos exames de Covid-19.

Na manhã deste domingo (3), foi feita a sanitização de ambientes e estruturas do Laboratório Central, como forma de melhorar a segurança dos servidores. A Sesapi também está dando todo o suporte psicológico para os servidores contaminados e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai fazer o atendimento dos profissionais de saúde, realizar exames e disponibilizar a medicação necessária.

A Sesapi informa ainda, que foram convocados profissionais do processo seletivo simplificado para atuar na unidade, além da alocação de profissionais da Rede Estadual de Saúde. A previsão é que o treinamento inicie nesta segunda-feira (4).

No momento, o Lacen só está recebendo amostras de Sars-Covid-19, mas a expectativa é que até o final da semana sejam retomadas as atividade normais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 28 o número de mortes por covid-19 no estado do Piauí

Firmino abre crédito extraordinário de R$ 728 mil para combate a covid-19

Wellington Dias faz apelo para que prefeitos mantenham comércio fechado

Wellington Dias renova decreto e mantém comércio fechado até 21 de maio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.