Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sistema FIEPI leva inovação e tecnologia ao Congresso das Cidades

O SENAI, por exemplo, leva ao público em geral a difusão e conhecimento de um espaço Maker e o mundo da prototipagem digital.

No segundo dia do Congresso das Cidades, evento que está sendo realizado no Atlantic City, entre os dias 6 e 8, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí, FIEPI, por meio de suas entidades: SESI/SENAI/IEL, expõe aos visitantes o que de mais novo há no segmento da inovação e tecnologia, apresentando serviços e soluções especializadas para apoiar aqueles que buscam a melhoria de processos e de produtos.

O SENAI, por exemplo, leva ao público em geral a difusão e conhecimento de um espaço Maker e o mundo da prototipagem digital. Conforme a professora Fernanda Barros Cardoso, do CFP. José de Moraes Correia, em Parnaíba, que faz a apresentação das atividades no espaço, a instituição conta com uma impressora 3D, adquirida pelo projeto SENAI Lab que, por meio de um software, os alunos podem melhor produzir os seus projetos.

  • Foto: Divulgação/AscomFIEPI leva inovação e tecnologia ao Congresso das CidadesFIEPI leva inovação e tecnologia ao Congresso das Cidades

Segundo ela, a impressora, através desse software pode desenvolver qualquer produto como maquetes, plantas baixas ou elevadas, além de produzir fôrmas ou matérias para compor componentes eletrônicos. “Por exemplo, montar a carcaça de um tablet diferente no invento e depois passar para a impressora, que através de um cartão de memória o aceita no formato STL e daí, utilizando os recursos da impressora todo o trabalho é realizado conforme planejamos”, explicou Fernanda Cardoso.

Segundo ainda a professora, entre as escolas do SENAI Piauí, a de Parnaíba é a primeira a contar com a impressora 3D, que também ainda possui uma a laser, que faz o corte de adesivos, e gravação em metal e acrílico. O SENAI, além de outros produtos e serviços apresenta no evento os cursos de Instalador de Placa Fotovoltaica (160 horas), e Montador de Placa Fotovoltaica (80 horas), bem como o Hidro, um projeto inovador desenvolvido por um sistema para automatizar o controle, corte e liberação do fluxo de água, que foi classificado entre os vinte melhores do Brasil.

Por sua vez, a Escola do SESI ‘Conselheiro Saraiva’, de Teresina levou para o evento os projetos de robótica Transporte Inteligente e o Evogás, desenvolvidos, respectivamente pelos alunos, Jânio Alves, do curso Técnico em Edificações, e Rebeka Matos, do curso Técnico em Meio Ambiente. O primeiro consiste em transportar recheios, podendo ser adaptado em áreas da indústria como alimentícia e automotiva. Já o segundo, informa ao consumidor através de um aplicativo que vai emitir um alerta que avisa quando o gás está prestes a acabar. Enquanto o IEL/PI mantém uma equipe disponibilizando aos visitantes ações como orientações sobre vagas de estágio e emprego em todo o estado do Piauí; além de orientações sobre processos seletivos, avaliações de perfil e atendimento psicológico para orientação de carreira, entre outras.

A palestra “DESVENDAR 4.0: Entendendo a Indústria 4.0”, a cargo do coordenador de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Danilo Camuri, destacou a importância do uso da tecnologia como ferramenta para se manter competitivo no mercado. Durante a palestra no II Congresso das Cidades, ele abordou temas como: Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robótica e Impressão 3D. Danilo Camuri é sócio fundador da Startup Next Da20.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.