Fechar
GP1

Mundo

Sobe para 86 o número de mortos em atentado na Turquia

As explosões atingiram manifestantes que participavam de um protesto pela paz e democracia na capital do país.

Autoridades da Turquia informaram que subiu para 86 o número de mortos nas explosões que aconteceram na manhã deste sábado (10), na cidade de Ancara. As explosões atingiram manifestantes que participavam de um protesto pela paz e democracia na capital do país. O número de feridos passa dos 186.

De acordo com O Globo, o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, se encontrou com vários ministros em uma reunião de urgência para analisar as causas do ataque terrorista, a apenas três semanas das eleições parlamentares. As bombas explodiram em uma praça próximo a principal estação de metro da capital, no centro da cidade.

Membros do governo acreditam que os ataques foram atos de terrorismo e estão investigando relatos de que um homem-bomba estava por trás de pelo menos uma das explosões.

Imagem: ADEM ALTAN / AFPMulher é ferida na explosão perto da principal estação ferroviária da capital turca  Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/duplo-atentado-mata-86-em-marcha-(Imagem:ADEM ALTAN / AFP)Mulher é ferida na explosão perto da principal estação ferroviária da capital turca Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/duplo-atentado-mata-86-em-marcha-


Os ataques aos manifestantes acontecem a três semanas das eleições legislativas. vários confrontos diários estão abalando as forças turcas e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste de maioria curda.

Dentre os manifestantes, estava membros do partido pró-curdo HDP, que manifestavam contra as politicas do governo islâmico moderado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

Cancelamento de Comícios


O líder do Partido Republicano do Povo (CHP), Kemal Kiliçdaroglu, oposição ao atual governo, comunicou que vai cancelar todas as atividades eleitorais por causa do atentado e afirmou que a Turquia não merece isso.

Atentados

Em julho, Ahmet Davutoglu, primeiro-ministro da Turquia, disse que iria reforçar a segurança ao longo da fronteira do país com a Síria, depois de 30 pessoas serem mortas por uma bomba na cidade de Suruc.

O atentado aconteceu no jardim de um centro cultural, onde 300 jovens estavam acampado em um evento pela reconstrução da cidade síria de Kobani, destruída em combates entre as forças curdas e jihadistas do Estado Islâmico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.