Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Solenidade marca abertura de matrículas do Programa Certific

O evento contou com a participação do governador Wellington Dias, do secretário da Educação, Helder Jacobina, do coordenador do programa, José Barros, e da deputada Rejane Dias.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 14 Solenidade de lançamento do CERTIFIC-PI aconteceu na zona norte de Teresina Solenidade de lançamento do CERTIFIC-PI aconteceu na zona norte de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 14 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 14 Rejane Dias e Wellington Dias durante solenidade Rejane Dias e Wellington Dias durante solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 14 Deputada federal Rejane Dias durante lançamento do CERTIFIC Deputada federal Rejane Dias durante lançamento do CERTIFIC
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 14 Público acompanha solenidade Público acompanha solenidade
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 14 Wellington Dias em cerimônia de lançamento do CERTIFIC-PI Wellington Dias em cerimônia de lançamento do CERTIFIC-PI
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 14 Governador Wellington Dias participa do lançamento do CERTIFIC Governador Wellington Dias participa do lançamento do CERTIFIC
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 14 Lançamento do projeto CERTIFIC Lançamento do projeto CERTIFIC
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 14 Secretário de Educação, Helder Jacobina Secretário de Educação, Helder Jacobina
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 14 CERTIFIC-PI CERTIFIC-PI
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 14 CERTIFIC é lançado em Teresina CERTIFIC é lançado em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 14 Cerimônia de lançamento do CERTIFIC-PI Cerimônia de lançamento do CERTIFIC-PI
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 14 Lançamento do CERTIFIC em Teresina Lançamento do CERTIFIC em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 14 José Barros, superintendente institucional da Seduc coordenador do CERTIFIC José Barros, superintendente institucional da Seduc coordenador do CERTIFIC

Aconteceu, na noite desta segunda-feira (14), a abertura das matrículas do Programa Certific, da secretaria estadual da Educação. O evento foi realizado no Centro Interescolar Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, Premem Norte, e contou com a participação do governador Wellington Dias, do secretário da Educação, Helder Jacobina, do coordenador do programa, José Barros, e da deputada Rejane Dias.

Wellington falou sobre o programa e disse que ele é uma novidade no país: “O programa é uma novidade do Piauí para o Brasil, embora a gente tenha legislação há muitos anos, ou seja, desde quando tivemos a aprovação da Constituição Federal, ali já tivemos uma regulamentação ainda na década de 90 e tivemos depois a regulamentação atualizada no ano de 2009 e o Brasil praticamente não experimentou”, afirmou.

O governador explicou ainda como vai funcionar o programa: “Nós temos uma situação onde pessoas são os melhores profissionais naquela área, como os cabistas na área de telecomunicação, pedreiros, eletricistas, e por ter uma baixa escolaridade não tem a diplomação. Primeiro baixa-se o edital, nós temos uma mesa como temos na área da pós -graduação, onde é feito o teste e se aprovar aquele conhecimento você tem a diplomação e a partir daí uma motivação para o aprendizado”, relatou.

“Você capricha para que aquilo que seja essencial àquela profissão seja priorizado e nesse caso já dentro do EJA (Educação de Jovens e Adultos), então com esse programa nós vamos dar uma oportunidade para um público grande, dentro de mais ou menos 1 milhão de pessoas no Piauí que tem baixa escolaridade, que tem uma profissão com diplomação e esse é o objetivo do estado garantir a valorização dos saberes naturais”, declarou.

Ainda de acordo com o governador, o projeto vai refletir diretamente na economia: “Isso vai refletir na economia, porque com diploma eles passam a ter uma condição de melhor renda, salário já pela profissionalização e o que mais me entusiasma é que eu acho que haverá também um estímulo para voltar a estudar porque vão estudar somente aquilo que é essencial para a sua profissão”, finalizou.

Segundo o superintendente institucional da Seduc e coordenador do Certific, José Barros, dados mostraram que há dois anos, os desempregados não possuíam qualificação necessária para o mercado de trabalho: “O programa Certific é uma expansão das ações da educação profissional e da educação de jovens e adultos motivado pelos dados que mostraram que há um descompasso muito grande entre quem procura emprego e a formação dessas pessoas. Em 2017, de 9 milhões de desempregados apenas 1,6 milhão tinham qualificação necessária e pensando nisso, o governador fortaleceu esses dois segmentos, a profissional e a EJA”, afirmou.

“Colocamos a educação profissional em todos os municípios e aumentamos a matrícula do EJA em mais de 100 mil alunos. O diferencial do Certific é que ele não forma, ele só certifica alguém que tem uma profissão, que é até reconhecido pela sua comunidade como bom profissional, mas não tem como demonstrar isso se não tiver uma carteira assinada ou outro documento. Então, a certificação dos saberes vai atender a esse segmento. Esse é o objetivo do certific”, falou.

José Barros disse ainda que mais cursos serão lançados: “Vamos estar iniciando com cursos de telecomunicação, que são os cabistas e instaladores, e no segundo semestre a gente vai expandir a rede para outras áreas, para outras profissões”, garantiu o coordenador do Certific.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.