Fechar
GP1

Política

STF vai julgar recurso de Daniel Oliveira que pede soltura de Lula

O agravo regimental interposto pelo ex-secretário de Justiça é contra a decisão do ministro Edson Fachin que negou seguimento ao Habeas Corpus em favor do ex-presidente Lula.

O plenário virtual da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar, entre os dias 09 a 15 de agosto deste ano, o agravo regimental interposto pelo advogado e ex-secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, contra a decisão do ministro Edson Fachin que negou seguimento ao Habeas Corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O advogado pede o provimento do agravo, com o seguimento do habeas corpus e após seja examinado o pedido de liminar concedendo a soltura do ex-presidente Lula a fim de que seja posto em liberdade ou em execução provisória da pena em regime semiaberto ou aberto.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/GP1Daniel OliveiraDaniel Oliveira

Agravo regimental, também chamado de agravo interno, é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a revisão de suas próprias decisões.

Procuradora Geral da República é contra o recurso

A Procuradora Geral da República Raquel Dodge se manifestou pelo não provimento do agravo regimental.

Segundo manifestação juntada aos autos em 21 de maio deste ano, o Habeas Corpus é inadmissível, já que a defesa técnica do ex-presidente peticionou requerendo o não conhecimento.

Argumenta que o Regimento Interno e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal não admitem a impetração de Habeas Corpus desautorizado pelo beneficiário do pedido.

“Tal entendimento se fundamenta no princípio constitucional da ampla defesa e na proteção dos interesses do próprio paciente, vez que a impetração realizada por um legitimado universal não pode prejudicar ou ser contrária à estratégia, eventualmente, estabelecida pela defesa técnica constituída”, diz procuradora nas contrarrazões ao agravo regimental.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dodge é contra recurso de Daniel Oliveira que pede liberdade de Lula

STF nega pedido de habeas corpus de Daniel Oliveira para Lula

Secretário de Justiça Daniel Oliveira pede no STF soltura de Lula

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.