Fechar
GP1

Cariacica - Espírito Santo

Suspeitos de liderar rebelião em Altamira são transferidos

Entre os detentos encaminhados para outras unidades está Luziel Barbosa, o Hebraico, apontado como chefe do Comando Classe A.

O governo do Pará iniciou nesta terça-feira, 30, a transferência de 46 detentos após a rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT) nesta segunda-feira, 29, que terminou com 57 mortos. Do total, oito homens apontados como líderes da facção Comando Classe A (CCA), responsável pela matança, serão encaminhados para penitenciárias federais; oito para unidades em Belém, onde ficarão em isolamento; e 30 serão distribuídos por outras cinco prisões.

Entre os detentos que já chegaram à capital paraense estão Luziel Barbosa, Renilson de Paula Alves, Ezequias Santana da Conceição, Edicley Lima Silva, Melzemias Pereira Ribeiro, Hildson Alves da Silva e Marcos Vinícius Nonato de Souza.

Conhecido como Hebraico, Luziel é considerado um dos comandantes do CCA. O grupo criminoso nasceu no Pará há 11 anos e domina o tráfico na região. A facção foi criada por um irmão de Luziel, Oziel Barbosa, o Tchile, que foi morto em confronto com a polícia. Outro irmão deles, Lucenildo Barbosa, conhecido como Lúcio VK, está foragido.

A operação de transferência dos detentos conta com a atuação de 100 agentes de segurança pública do Estado, das Polícias Civil e Militar, da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Entre as medidas anunciadas pelo governo está a transferência de cerca de 500 presos do Complexo de Marituba, na região metropolitana de Belém, para outras unidades penais. "O objetivo é garantir a segurança intra e extramuros, preservar a vida de internos aliados a organizações criminosas e manter a segurança dos agentes prisionais e servidores que trabalham na unidade", informou, em nota, o governo.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) anunciou que vai iniciar um mutirão, como projeto piloto, para avaliar processos e dar celeridade na situação de presos custodiados. Há informações não confirmadas de que entre os mortos havia detentos que não haviam sido julgados - os chamados presos provisórios. O Conselho Nacional de Justiça pediu os números oficiais ao TJPA, que informou estar fazendo o levantamento.

O governo do Pará informou ainda que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) presta assistência aos familiares dos detentos mortos em Altamira. Nesta terça, a gestão estadual informou os nomes das 57 vítimas.

"Uma equipe multidisciplinar, formada por cinco médicos, quatro psicólogos, cinco assistentes sociais e quatro enfermeiros, além de profissionais auxiliares, está garantindo atendimento e acolhimento às famílias, 24 horas, por tempo indeterminado", afirmou o governo do Pará.

Como foi a rebelião no presídio de Altamira, no Pará

Segundo a Susipe, os assassinatos foram resultado de um confronto entre duas facções criminosas que disputam território dentro da unidade prisional, o CCA e o Comando Vermelho (CV). A rebelião se iniciou por volta das 7 horas, quando líderes do CCA atearam fogo em uma cela que pertence a um dos pavilhões do presídio, onde ficavam integrantes do CV.

Como a unidade é mais antiga, construída de forma adaptada a partir de um contêiner, com alvenaria, o fogo se alastrou rapidamente. A maioria dos mortos foi vítima de asfixia, e 16 foram decapitados.

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) evitou lamentar o massacre de Altamira. Questionado sobre o caso nesta terça, ele afirmou: "Pergunta para as vítimas dos que morreram lá o que elas acham. Depois eu falo com vocês".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba quem foram os presos mortos no presídio de Altamira

Briga entre facções deixa ao menos 52 mortos em presídio no Pará

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.