Fechar
GP1

Economia e Negócios

Taxa de desemprego no Brasil apresenta redução, aponta IBGE

Áreas da construção civil registrou alta significativa de 3,8%.

A taxa de desempregados no Brasil apresentou redução de 0,02% em relação ao segundo trimestre deste ano, quando chegou ao patamar de 12%. Conforme amostragem realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o valor também é inferior em comparação ao mesmo período do ano passado, fechado em 11,9%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução percentual no número de pessoas sem emprego ocorre eventualmente no período compreendido entre os meses de julho, agosto e setembro, em virtude da movimentação no mercado de trabalho.

No entanto, segundo os dados da pesquisa, a redução ocorre aliada ao crescimento de postos de trabalho informais. O setor privado registrou alta de 2,9%, com mais de 11 milhões de trabalhadores empregados sem carteira assinada. Além disso, 24,4 milhões de pessoas passaram a trabalhar gerindo o próprio negócio, apresentando alta de 1,2%.

Em contrapartida, o setor de agricultura foi o único setor que não apresentou redução no índice de desemprego. Áreas da construção civil, como pedreiros, marceneiros e pintores, registrou significativa alta de 3,8% com a criação de 254 mil postos de emprego.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.