Piauí

TCE-PI fixa índices de arrecadação das prefeituras piauienses

A fixação desses índices chegou a ser alvo de reclamação de 45 prefeituras e da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

Bárbara Rodrigues
Teresina
23/12/2017 09h36 - atualizado 09h38

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu publicar a Resolução de nº 28/2017 de 14 de dezembro, onde fixa os índices de participação de cada município do Estado do Piauí no produto de arrecadação do ICMS para o exercício financeiro de 2018.

Confira aqui a tabela com os índices de cada município.

A fixação desses índices chegou a ser alvo de reclamação de 45 prefeituras e da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) que ingressaram com recurso no TCE pedindo que os valores estabelecidos pela Resolução TCE/PI n° 20/17 fossem revistos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Tribunal de contas Tribunal de Contas

A principal preocupação dos prefeitos é que o estabelecimento desses índices, influencia diretamente na quantidade de recursos que os municípios irão receber por mensalmente.

A Constituição Federal estabelece que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertence aos Municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º), devem ser repassados de acordo com os Índices de Participação dos Municípios.