Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Terceira revisão Pré-Enem atrai mais de 3 mil estudantes em Teresina

Entra as aulas, os alunos participaram de dinâmicas e sorteio de livros.

A terceira revisão do programa Pré-Enem Seduc reuniu exemplos de superação e inclusão social. Mais de três mil alunos da rede pública estadual e particular participaram das cinco aulas, nesse domingo (30), na Arena Verdão. O destaque foi para a professora de Linguagens, Hildalene Pinheiro, que também é coordenadora do Pré-Enem Seduc, ao retratar o feminicídio em uma profunda reflexão ao fazer a análise da música internacional My Mistake, um sucesso da banda Pholhas, da década de 70, mas que já fazia apologia a um dos principais problemas de violência.

Aberto ao público em geral, a revisão gratuita atrai todos os tipos de estudantes. A costureira Gisélia Ananias, aos 43 anos, resolveu voltar aos estudos para realizar um sonho que estava adormecido há 22 anos. "Primeiro concluí o Ensino Médio pela Educação para Jovens e Adultos (EJA) e agora estou me preparando para o Enem com as revisões, que sempre traz os melhores professores", relata a estudante que tem que conciliar uma rotina de trabalho, casa e estudos.

Nascer sem a visão não foi problema para Pablo Eduardo Lima de Moraes que sempre estudou em escola pública e já faz um curso superior em uma instituição pública. "Agora, eu quero outro curso na Universidade Federal do Piauí. É um sonho que espero realizar logo", diz o estudante de 24 anos.

É comum ver casais de namorados nas revisões, que muitas vezes servem como apoio diante dos obstáculos na maratona de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Iara Michele e Aykon Sousa namoram e estudam juntos nas revisões do Pré-Enem Seduc. Sentados na primeira fila, não tiram os olhos dos professores para não correr o risco de perder uma dica importante. "É muito difícil sacrificar um domingo que poderíamos estar fazendo outra coisa, mas é necessário para o nosso futuro", enfatiza a garota de 17 anos.

São muitas as histórias de superação e, mesmo diante de todas as adversidades, os participantes não se cansaram e ficaram até o fim, às 13 horas. Durante uma aula e outra, uma dinâmica e sorteio de livros. A quadrilha Revestrés, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Helvídio Nunes, tirou um pouco da tensão do dia em uma apresentação alto astral.

Além da aula de Linguagens, os professores Jurandir Soares, Marília Ferreira, Abraão Florêncio e Fabíola Lemos prenderam a total atenção dos estudantes nas aulas, respectivamente, de Química, Redação, Matemática e Filosofia/Sociologia. Fabíola Lemos ficou contente ao ver que, independentemente do período de férias, o público continua sendo o mesmo. "Nós percebemos o interesse desses alunos que encaram o Enem como realmente deve ser", observa a professora.

Neste ano serão feitas mais quatro revisões na capital. No interior, pelas Gerências Regionais de Educação (GREs), o ritmo é o mesmo. A caravana Pré-Enem Seduc já passou pelos municípios de Barras, Angical, Valença, Fronteiras, entre outros. O próximo a receber a equipe do programa que tem feito a diferença na vida de milhares de estudantes é Campo Maior, no próximo domingo (07).

Além dos aulões, os alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) têm à disposição outros meios de preparação para o Enem, como o aplicativo Canal Educação para correção de redação e questões; preparatório online pelo Canal Educação via mediação tecnológica para os mais de 300 polos no interior do Piauí, visando, principalmente, à preparação dos alunos do interior. Passe Livre, que assegura gratuitamente o transporte dos inscritos durante os dias do exame, entre outras ações inclusas no programa.

Meios que garantiram ao Piauí bons resultados na educação. Pouco mais de 70% das vagas nas instituições de ensino superior públicas do estado são preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas.

O secretário Ellen Gera Moura, que acompanha todo esse trabalho em prol do avanço educacional do estado, até por ser um dos maiores focos do Governo do Estado, compreende que este caminho é o certo. "São várias ações paralelas ocorrendo. Inclusive nesse período de férias nós não paramos. Não são apenas as revisões de auditório, mas também aplicativo, o preparatório do Canal Educação, que em todos os fins de semana as aulas são transmitidas pelo Youtube e polos do Canal Educação. Estamos encerrando o primeiro semestre muito bem e já estamos planejando o segundo, quando continuaremos firmes para a preparação dos nossos alunos", explica o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.