Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina é a 7ª capital que mais choveu no Brasil no mês de abril

O mês de abril foi um dos mais chuvosos, sendo que somente em cinco dias não ocorreram chuvas. O volume de chuva dos 4 primeiros meses do ano, correspondeu a 84% do esperado no ano todo.

Devido às fortes chuvas que ocorreram em todo o estado do Piauí e que atingiram bastante Teresina, resultando na tragédia do Parque Rodoviário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que a cidade ocupa a 7ª colocação no ranking das capitais brasileiras que mais choveu em abril.

O mês de abril foi um dos mais chuvosos, sendo que somente em cinco dias não ocorreram chuvas. O volume de chuva nos quatros primeiros meses do ano, correspondeu a 84% do volume de água que era esperado para todo o ano.

De acordo com os dados do Inmet, 4 de abril foi o dia mais chuvoso em Teresina. Nesse dia, o prefeito Firmino Filho decretou estado de emergência e à noite, uma criança identificada como Flávio Josiel Alves da Silva, 3 anos, e uma idosa identificada como Graça Bacelar, 71 anos, morreram após um bueiro romper e arrastar várias casas no Parque Rodoviário, na zona sul de Teresina.

Os Rios Parnaíba e Poti se elevaram bastante em abril, no dia 5 do mês passado o Rio Poti atingiu a cota de inundação, onde superou os 10 metros considerados. Avenidas como a Raul Lopes e Cajuína tiveram que ser evitadas.

Mais de 500 famílias atingidas

O número de famílias desabrigadas em Teresina chegou a um total de 560. Algumas famílias são incluídas no programa Cidade Solidária para receber o aluguel solidário por parte do município.

O programa atende famílias em situações emergenciais de desabrigamentos, em consequência das chuvas, infortúnios, incêndios, alagamento, transbordamento de rios ou lagoas ou ainda, situações de vulnerabilidades temporárias. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU's) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enxurrada arrasta casas e deixa dois mortos na zona sul de Teresina

Prefeito Firmino Filho decreta estado de emergência em Teresina

Rio Poti atinge cota de inundação e prefeitura alerta população

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.