Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina recebe 2,4 mil doses da vacina pentavalente

A vacina, que estava em falta em todo o país, estará disponível em 19 postos em diferentes zonas da cidade a partir de quinta-feira (10).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu nesta terça-feira (08) 2400 doses da vacina pentavalente, que protege contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B, e Hepatite B. A vacina, que estava em falta em todo o país, estará disponível em 19 postos em diferentes zonas da cidade a partir de quinta-feira (10).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o problema aconteceu devido ao lote de vacinas importado da Índia não ter passado no controle de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As vacinas no Brasil são importadas tanto da índia como de países da Europa e no ano passado já ocorreu uma variação na qualidade da vacina, então 3,5 milhões de doses do laboratório da Índia foi retida. Elas não passaram no controle de qualidade da Anvisa, não podendo ser distribuída para os estados e municípios”, informou.

  • Foto: Helio Alef/GP1Sala de vacinaçãoSala de vacinação

As crianças devem tomar a vacina pentavalente aos dois, quatro e seis meses de idade. “Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados, pois assim eles estarão protegidos contra diversas doenças, entre elas a coqueluche que tem alta letalidade para menores de seis meses de idade”, pede Amariles Borba.

Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferta a vacina pentavalente no calendário de vacinação. Para imunização da criança é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê. Mesmo com a mudança na aquisição da vacina, o esquema vacinal ofertado nos postos de saúde continua o mesmo.

Confira aqui a distribuição das vacinas por postos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.