Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Terreno baldio causa transtornos a moradores no bairro Macaúba

A área está servindo para acumular lixo e ainda passou a ser frequentada por usuários de drogas.

Uma moradora do bairro Macaúba denunciou ao GP1 a situação precária de um terreno baldio na Rua Dr. Arêa Leão, que tem causado transtornos para quem vive nas proximidades do local.

De acordo com Luzemir da Silva, que mora ao lado do terreno, sem muro ou qualquer tipo de calçada, a área está servindo para acumular lixo e ainda passou a ser frequentada por usuários de drogas, o que a deixa bastante insegura. Ele relatou que já procurou o Ministério Público e a SDU Sul, mas a situação não foi resolvida.

“Ultimamente fui ao Ministério Público e me encaminharam para Secretaria de Meio Ambiente e lá eles me encaminharam para a SDU. As equipes da SDU foram ao local, só que eles pegaram alguns galhos de árvores e disseram que não tinha condição de fazer uma limpeza, pois tinha que mandar um trator, uma máquina”, explicou.

  • Foto: DivulgaçãoTerreno abandonado Terreno abandonado

A moradora relata que há vários anos entra em contato com o órgão para sanar as questões. Ela também contou que o proprietário do terreno está em Brasília-DF há muito tempo e que, na casa que havia no local, residia o irmão dele, que morreu recentemente. Após a morte do irmão, o proprietário foi ao local e os vizinhos sugeriram comprar o terreno, mas ele não aceitou a sugestão. “Certa vez, quando aconteceu essa morte, o dono do terreno foi lá e a gente sugeriu a compra. Ele foi muito grosso, dizendo que não vendia, não emprestava, não alugava e pronto”, relatou.

Diante da situação, os moradores estão pedindo providência, pois existem pessoas idosas e deficientes que moram próximas ao local e estão sujeitos a riscos de doenças, devido ao acúmulo de lixo. “A gente ‘tá’ correndo risco de pegar uma doença, uma infecção, dengue, chikungunya e até mesmo desse mato pegar fogo”, reforçou Luzemir.

  • Foto: DivulgaçãoTerreno abandonado Acúmulo de lixo no local

O que diz a SDU

Em entrevista ao GP1, o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, afirmou que vai buscar uma solução paliativa para fazer a limpeza do terreno, mas o órgão responsável por aplicar multa ao proprietário é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“A Secretaria de Meio Ambiente pode ir lá e aplicar a multa ao proprietário, mas eu posso ver é que é possível ser feito, se tiver lixo jogado lá eu peço para recolher, para fazer alguma coisa e evitar o acúmulo de água por conta do aedes aegypti. Vou pedir para notificar novamente, ver como tá essa questão do proprietário, e qual providencia pode ser tomada para penalizá-lo”, pontuou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.