Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Themístocles e Henrique Pires pedem a Wellington e Firmino reabertura de setores da economia

Requerimento protocolado pelo deputado Henrique Pires e assinado pelo presidente da Alepi pede abertura dos seguintes setores: construção civil, lojas de conveniência, restaurantes, entre out

Por e-mail, o deputado estadual Henrique Pires (MDB-PI) protocolou requerimento que é uma moção de apelo ao governador Wellington Dias (PT) e ao prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) pedindo que sejam feitas alterações pontuais nos Decretos nº 18.901 de 19 de março de 2020 do Governo do Piauí e no Decreto nº 19.540 de 21 de março de 2020, do Município de Teresina. O pedido ainda é assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (MDB).

O pedido dos deputados refere-se, especificamente, a abertura de atividade comercial nos seguintes setores: construção civil, materiais de construção, autopeças, lojas de conveniência, clínicas médicas, de odontologia, oficinas mecânicas, borracharias, restaurantes, escritórios de contabilidade, de advocacia, lanchonetes, indústrias e agroindústrias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles e Henrique Pires pedem a Wellington e Firmino reabertura do comércio Themístocles e Henrique Pires pedem a Wellington e Firmino reabertura do comércio

Segundo Pires e Themístocles, estes setores deverão adotar medidas de proteção aos seus funcionários e cumprir as regras de higienização de forma rigorosa e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para evitar a contaminação por coronavírus.

“Eu e o presidente Themístocles, estamos vendo que setores pontuais podem voltar sim, porque são sem muita movimentação. Como Construção Civil, Contabilidade, Odontologia. Fizemos esse requerimento baseado em conversas com profissionais destas áreas”, explicou Pires.

Ele ainda destacou a necessidade de manter em isolamento os grupos considerados de risco. “Não podemos voltar as aulas, não sou a favor que shoppings voltem. Temos que cuidar dos idosos, das pessoas dos grupos de risco. Agora esses setores pontuais devem voltar”, falou Pires.

Medidas de segurança

Henrique fez algumas observações sobre o assunto. “[Na volta das atividades desses setores] exigindo que essas atividades ao retornarem, mantenham um número máximo de 50% do seu quadro de funcionários, para que possam assim desenvolver suas atividades, podendo até mesmo fazer rodizio dos seus colaboradores”, esclareceu Henrique Pires.

Os decretos

Os decretos do Governo e da Prefeitura da Capital, determinaram a suspensão das atividades comerciais, prestação de serviços, indústria, bem como atividades de Construção Civil, dentre outras atividades, devido a pandemia de coronavírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho assina decreto de emergência por conta do coronavírus

Wellington Dias assina decreto de calamidade pública devido ao coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.