Fechar
GP1

Política

Themístocles Filho assina carta repudiando fala de Jair Bolsonaro

Por meio da carta, o colegiado destacou que “recebeu, com repulsa, as declarações preconceituosas do presidente da República, Jair Bolsonaro”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deputado estudal Themístocles Filho (MBD), assinou a carta do Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste) divulgada neste domingo (21) repudiando as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que sem saber que estava sendo gravado disse: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro, criticou o governador do Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), e orientou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a “não dar nada” a ele. A conversa foi captada por microfones segundos antes de Bolsonaro sentar à mesa com jornalistas de veículos estrangeiros, recebidos em café da manhã no Palácio do Planalto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles FilhoThemístocles Filho

Por meio da carta, o colegiado destacou que “recebeu, com repulsa, as declarações preconceituosas do presidente da República, Jair Bolsonaro” e ressaltou que os estados exigem respeito sem abrir mão do cumprimento dos deveres do Governo Federal.

Carta dos governadores do Nordeste

O governador Wellington Dias (PT), juntamente com outros oito governadores dos estados do Nordeste, assinou uma carta na última sexta-feira (19) repudiando uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dada durante uma entrevista à imprensa internacional na manhã na sexta-feira (19).

No documento os governadores nordestinos dizem que recebem “com espanto e profunda indignação” as declarações de Bolsonaro e que “independente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências a fim de que metas administrativas sejam concretizadas".

Resposta de Dino

Por meio das redes sociais Flávio Dino criticou a postura do presidente e lamentou o que ele chamou de “ameaça” e “estranha raiva”. “Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição”, escreveu.

Confirma a carta do colegiado na íntegra:

O Colegiado de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste) recebeu, com repulsa, as declarações preconceituosas do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, 19 de julho. A região, terceira maior economia do Brasil, é morada de 53 milhões de brasileiros que têm orgulho de viver não só na Paraíba, mas também, no Maranhão, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

O ParlaNordeste ressalta o importante trabalho desenvolvido pelos nove governadores eleitos e reeleitos democraticamente pelo povo nordestino, os quais não têm medido esforços para promoverem o desenvolvimento dos seus estados e proporcionarem uma vida digna à população. Por isso, lutaremos contra todo tipo retaliação em função de diferenças políticas ou preconceito. Exigimos respeito e não abriremos mão do cumprimento dos deveres do Governo Federal para com a nossa região.

Othelino Neto - presidente do Parlanordeste (MA)

Adriano Galdino (PB) – vice-presidente do Parlanordeste

José Sarto (CE) – secretário do Parlanordeste

Themístocles Filho (PI)

Luciano Bispo (SE)

Nelson Leal (BA)

Marcelo Vitor (AL)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias assina carta repudiando fala de Jair Bolsonaro

Bolsonaro: daqueles governadores de ‘paraíba', o pior é o do Maranhão

Jair Bolsonaro diz no Twitter que mídia distorce suas palavras

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.