Fechar
GP1

Ribeira do Piauí - Piauí

TRE cassa mandato do prefeito Arnaldo Araújo por compra de voto

A vice-prefeita de Ribeira do Piau, Maria Leônidas Teles de Melo, também teve o mandato cassado. A decisão foi por unanimidade.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou na manhã de hoje (10) os mandatos do prefeito e vice de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo Pereira da Costa, mais conhecido como “Professor Arnaldo” e Maria Leônidas Teles de Melo, respectivamente, acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. A decisão foi por unanimidade.

Segundo narra a inicial, ajuizada pela Coligação “Somos Todos Ribeira”, a normalidade do pleito foi ferida pelo desmedido uso do poder econômico por parte do então candidato e prefeito e vice, os quais foram beneficiados pela compra de votos de ao menos 44 eleitores de Ribeira do Piauí que vieram de São Paulo apenas para votar nos investigados nas eleições de 2016, recebendo em troca as passagens aéreas de ida e volta.

  • Foto:Reprodução/FacebookProfessor ArnaldoProfessor Arnaldo

Documentos que acompanham a ação apontam a veracidade das afirmações da coligação investigante, na medida em que foram apresentados cópias de passagens aéreas com destinos de Campinas/SP a Teresina/PI, além de uma lista de passageiros na mesma reserva.

De acordo com MPE, todos os eleitores de Ribeira do Piauí que fizeram a viagem tinham o mesmo código de reserva, qual seja: DDK5MQ, tendo como data de embarque o dia 30/09/2016 e retorno em 03/10/2016, ou seja, todos viajaram na véspera da eleição, retornaram (ou, pelo menos, deveriam) logo após a votação e todos na mesma reserva.

O prefeito cassado poderá recorrer, sem efeito suspensivo, ao Tribunal Superior Eleitoral.

Outro lado

O prefeito Arnaldo Araújo encaminhou nota na tarde desta segunda-feira (10), afirmando que é inocente. Veja nota na íntegra:

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeira do PiauíPrefeito Arnaldo se defende Prefeito Arnaldo se defende

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TRE vai julgar recurso do Professor Arnaldo contra cassação

Ministério Público pede a perda do mandato do prefeito Arnaldo Araújo

Justiça Eleitoral cassa o mandato do prefeito Arnaldo Araújo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.