Fechar
GP1

Aroeiras do Itaim - Piauí

TRE julga embargos de declaração do prefeito cassado Wesley de Deus

O julgamento dos embargos acontece nesta terça-feira, 16 de junho, em sessão judiciária por videoconferência.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga nesta terça-feira, 16 de junho, embargos de declaração interpostos pelas defesas do prefeito cassado de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB) e do seu vice, Edilson Rodrigues Teixeira (PT).

A sessão judiciária ordinária será realizada por videoconferência a partir das 14 horas desta terça, 16 de junho, conforme pauta divulgada pelo TRE-PI.

  • Foto: Divulgação/AscomWesley Gonçalves de DeusWesley Gonçalves de Deus

Acusados de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, e abuso de poder, o prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB) e seu vice, Edilson Rodrigues Teixeira (PT), tiveram os mandatos cassados pelo TRE-PI em sessão realizada no dia 3 de abril deste ano. No entanto, ainda permanecem nos cargos por conta dos embargos de declaração interpostos junto à corte eleitoral.

Julgamento

A defesa do prefeito cassado Wesley de Deus está sob o comando do advogado Eros Silvestre da Silva Vilarinho, enquanto que a do vice-prefeito cassado Edilson Teixeira, fica por conta dos advogados Daniel Carvalho Oliveira Valente e Wildson de Almeida Oliveira.

Como representantes da Coligação “Unidos para o bem do povo”, que ajuizou a ação, os advogados Gioavani Madeira Martins Moura e José Francisco Barbosa. O relator é o juiz Agliberto Gomes Machado.

Caso os embargos sejam negados, deverá assumir o comando da prefeitura de Aroeiras do Itaim o presidente da Câmara Municipal, Francisco Borges de Macedo, mais conhecido como Chico Mundico (PTB). A Justiça Eleitoral deve, então, providenciar uma nova eleição no prazo de 45 dias.

Cassação dos Mandatos

Com o voto de desempate proferido pelo então presidente da corte, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), indeferiu o recurso interposto pela defesa e cassou os mandatos do prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB) e do seu vice, Edilson Rodrigues Teixeira (PT). A decisão é do dia 3 de abril.

O julgamento do recurso havia sido suspenso no 31 de janeiro, quando três desembargadores haviam votado pelo provimento do recurso e outros três contra. A suspensão aconteceu em face do pedido de vista formulado pelo então presidente da corte, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que no dia 3 de março deste ano proferiu o voto de desempate em favor da cassação.

Entenda o caso

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os gestores foi ajuizada pela coligação “Unidos para o bem do povo”, formada pelos partidos do PSB, MDB, PTC, PRTB, PTN e PPS. A aliança era encabeçada pelo candidato a prefeito Zênio Neves Holanda (PTC), que acabou derrotado.

Acusados de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, e de abuso de poder, o prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus (PTB) e o seu vice, Edilson Teixeira (PT), tiveram os mandatos cassados em primeira instância no dia 12 de abril de 2019. A decisão foi proferida pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Picos, Fabrício Paulo Cysne de Novaes. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, edição de 16 de abril de 2019.

Insatisfeitos com a decisão em primeira instância, o prefeito Wesley de Deus e o vice Edilson Teixeira ingressaram com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que acabou confirmando a cassação de ambos em julgamento ocorrido no dia 3 de março de 2020.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TCE nega recurso e mantém reprovação das contas de Wesley de Deus

Tribunal de Contas vai julgar recurso do prefeito Wesley de Deus

TRE vai julgar recurso em ação contra prefeito Wesley de Deus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.