Teresina - PI

Treze candidatos disputam Prefeitura de Teresina neste domingo

Os treze candidatos defendem as mais diversas bandeiras. Há candidatos que têm posicionamento de ordem mais conservadora, outros que se colocam no chamado “centro”, há também os de esquerda.

Victória Xavier
Teresina
15/11/2020 08h13 - atualizado 08h19

As eleições municipais ocorrem neste domingo (15), de maneira presencial e um total de treze candidatos estão disputando o Palácio da Cidade deste ano em Teresina.

Os candidatos são: Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gervásio Santos (PSTU), Gessy Fonseca (PSC), Kleber Montezuma (PSDB), Lourdes Melo (PCO), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (Patriota), Mário Rogério (Cidadania), Pedro Laurentino (Unidade Popular) e Simone Pereira (PSD).

Esses nomes defendem as mais diversas bandeiras. Há candidatos que têm posicionamento de ordem mais conservadora, outros que se colocam no chamado “centro”, há também os de esquerda e ainda aqueles de extrema esquerda.

Conheça os candidatos (listados por ordem alfabética):

Dr. Pessoa (MDB)

Apoiado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), Dr. Pessoa disputa novamente a Prefeitura de Teresina. O médico foi eleito vereador da capital em 2000, 2004, 2008 e 2012. Foi eleito deputado estadual em 2014 e em 2016 disputou pela primeira vez o cargo de prefeito, sendo derrotado por Firmino Filho. Já em 2018, concorreu ao Governo do Piauí, perdendo para Wellington Dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Fábio Abreu (PL)

O deputado federal Fábio Abreu (PL) é capitão da Polícia Militar do Piauí e comandou por muitos anos o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). O policial é especialista em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí e foi eleito para seu primeiro mandato pelo PTB em 2014. Em 2015, se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí. Em 2018 foi reeleito e novamente se licenciou para assumir a SSP-PI. Atualmente é aliado do governador Wellington Dias (PT).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio AbreuFábio Abreu

Fábio Novo (PT)

Candidato apoiado por Wellington Dias, o petista iniciou a vida política aos 19 anos no município de Bom Jesus, no Sul do estado. Foi vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito daquela cidade. Jornalista, Fábio Novo veio para a capital onde começou a ganhar notoriedade.

  • Foto: GP1Fábio NovoFábio Novo

Em 2008, Fábio Novo assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como suplente do deputado Olavo Rebelo e em 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e 2018. Novo é conhecido ainda por ter ficado à frente da Secretaria de Estado da Cultura.

Fábio Sérvio (PROS)

O publicitário e empresário Fábio Sérvio adota um perfil mais conservador e fará oposição ao grupo de Firmino Filho. Em 2018, disputou o Governo do Estado pelo PSL, na época partido do presidente Jair Bolsonaro, e obteve 63.431 votos, ficando em quarto lugar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio SérvioFábio Sérvio

Gervásio Santos (PSTU)

João Gervásio dos Santos Neto é graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí e mestre em Educação pela mesma universidade. É professor da rede municipal e estadual de Educação. Filiado ao PSTU, desde 1998 Gervásio Santos disputa cargos eletivos. Nas eleições de 98, Gervásio foi candidato a vice na chapa de Geraldo Carvalho, quando o PSTU lançou chapa pura. Em 2002 foi candidato a senador, em 2004 disputou o cargo de vereador e em 2006 se candidatou a deputado federal.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gervásio SantosGervásio Santos

Gessy Fonseca (PSC)

Com apenas 29 anos, a empresária Gessy Fonseca foi o nome escolhido pelo PSC para disputar a Prefeitura de Teresina, ao lado de Mara Denise, candidata a vice. Com isso, o partido acredita sair fortalecido ao apresentar duas mulheres para participarem da corrida eleitoral. Gessy Fonseca tem experiência na área empresarial e acredita que isso é um fator diferencial para o desenvolvimento econômico da cidade no período pós-pandemia.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gessy Fonseca Gessy Fonseca

Kleber Montezuma (PSDB)

Candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB), Montezuma é economista e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Recentemente deixou a Secretaria Municipal de Educação (Semec), e já foi secretário de Trabalho e Assistência Social (1993-1996), de Habitação e Urbanismo (1997-2000) e Educação e Cultura (2001-2004). Esta é a primeira vez que Kleber se candidata a um cargo majoritário. Em 1988, foi candidato a vereador e obteve 306 votos e em 2006 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 1.569 votos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleber MontezumaKleber Montezuma

Lourdes Melo (PCO)

A professora Lourdes Melo (PCO) já uma pessoa bastante conhecida principalmente nos movimentos sociais, e vai disputar a vaga de prefeita da capital tendo como vice a também professora Albetiza Moreira.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lourdes MeloLourdes Melo

Lucineide Barros (PSOL)

O PSOL também vai apostar em duas mulheres na chapa que vai concorrer ao Palácio da Cidade. A candidata é a professora Lucineide Barros, que tem como vice Cyntia Falcão.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lucineide Barros Lucineide Barros

Lucineide Barros é professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), bastante conhecida e respeitada nos movimentos sociais e populares de Teresina.

Major Diego (Patriota)

Diego Melo é major da Polícia Militar do Piauí e presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi). Especialista em Gestão de Segurança Pública e Ciências Especiais, o militar participou do Governo Wilson Martins, tendo sido um dos responsáveis pela criação do Ronda Cidadão. Em 2018 foi candidato a deputado federal pelo PROS e obteve 17.527 votos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major Diego MeloMajor Diego Melo

Mário Rogério (Cidadania)

Radialista, empresário e presidente do partido Cidadania, Mário Rogério já foi candidato a vereador por duas vezes em Teresina. A convenção da legenda foi realizada no dia 13 de setembro. A vice na chapa é a tecnóloga em gestão hospitalar, Nazaré Barbosa, que também faz parte dos quadros do Cidadania em Teresina.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Mário RogérioMário Rogério

Pedro Laurentino (Unidade Popular)

Pedro Laurentino vai disputar a Prefeitura de Teresina tendo como vice a estudante universitária Ellica Ramona, também da Unidade Popular (UP). Ele é servidor federal concursado, sindicalista e coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina. Também é poeta, autor de quatro livros, sendo o último, Sentinela da Aldeia, lançado em 2019. Presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1977.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Pedro LaurentinoPedro Laurentino

Simone Pereira (PSD)

Aliada do deputado federal Júlio César Lima (PSD) e do deputado estadual Georgiano Neto (PSB), Simone Pereira é ex-secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro). A candidata exerceu ainda o cargo de coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (Cdsol). Esta é a primeira vez que ela concorre a um cargo eletivo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Simone PereiraSimone Pereira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eleições 2020: saiba como baixar o e-Título no seu celular

Eleições 2020: Como consultar número do título de eleitor e local de votação

Entenda como vai funcionar o horário de votação das eleições 2020

Mais conteúdo sobre: