Fechar
GP1

Barreiras do Piauí - Piauí

Tribunal julga procedente representação contra Divino Alano

A decisão é do dia 18 de maio e o conselheiro Jaylson Lopes foi o relator.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou procedente representação do Ministério Público de Contas contra o ex-prefeito de Barreiras do Piauí, Divino Alano devido atrasos na apresentação da prestação de contas. A decisão é do dia 18 de maio e o conselheiro Jaylson Lopes foi o relator.

A representação foi formulada pelo Ministério Público de Contas em 2016, cumulada com pedido cautelar inaudita altera pars, contra a Prefeitura Municipal de Barreiras do Piauí, em virtude da falta de envio dos documentos que compõem as prestações de contas mensais alusivas aos meses de janeiro a agosto de 2016 (SAGRES Contábil, SAGRES Folha e Documentação Web), essenciais à análise da prestação de contas e para a fiscalização.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

Em sua defesa, Divino Alano informou que adotou as providências necessárias para regularizar sua situação junto a Corte de Contas e alegando que não mais existiam razões para a continuidade da representação, em razão da perda de seu objeto.

“Malgrado a situação tenha se regularizado, cumpre a este MPC destacar que, in casu , ocorreu grave afronta a o comando constitucional (art. 70, parágrafo único, CF/88),que impõe o dever de prestar contas na forma e no prazo devido, assim como o que confere prerrogativas às Cortes de Contas para examinar mediante fiscalização o gasto de recursos públicos”, afirmou o procurador Márcio André Madeira.

Com base nisso os conselheiros decidiram pela procedência da representação, e pelo apensamento dela ao processo de prestação de contas da Prefeitura Municipal de Barreiras do Piauí, exercício de 2016, para que as ocorrências sejam levadas em consideração no julgamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.