Fechar
GP1

Saúde

Trump recua e diz que governadores decidirão sobre fim do isolamento

Em teleconferência, presidente americano defende retomada da economia no dia 1º de maio, mas promete não impor calendário aos Estados.

O presidente dos EUA, Donald Trump, mudou de tom nesta quinta-feira, 16, e afirmou que a decisão de retomar as atividades econômicas do país, paralisado como medida para conter o coronavírus, será tomada pelos governadores. Em reunião virtual com os líderes dos governos estaduais, Trump apresentou um programa com etapas para começar a normalizar a situação em maio, mas deixou claro que cada um dos Estados terá de tomar sua própria decisão.

Pela orientação da Casa Branca, os governadores também decidirão se o relaxamento das medidas de distanciamento social devem valer para o Estado inteiro ou apenas para regiões específicas. No plano, batizado de “Abrindo a América”, o governo argumenta que parte dos Estados poderá reabrir estabelecimentos não essenciais e escolas no dia 1.º de maio, enquanto outros ainda precisarão estender a quarentena.

A reabertura sugerida pela Casa Branca exige dos Estados alguns requisitos. A diretriz básica é que os governos locais documentem durante 14 dias uma trajetória de queda sustentada dos casos de coronavírus e doenças semelhantes antes de retirarem as ordens de isolamento. Os Estados também precisam atender a critérios mínimos de capacidade hospitalar e comprovar uma estrutura de testagem da população.

Muitos Estados americanos argumentam que ainda não possuem número suficiente de testes que dê segurança para retomar as atividades econômicas. As diretrizes da Casa Branca pedem ainda a manutenção de medidas como uso de máscaras e constante higienização das mãos.

“Vocês tomarão as decisões. Nós estaremos apoiando vocês e teremos nosso país aberto e funcionando. As pessoas querem voltar a trabalhar”, disse Trump aos governadores. O anúncio contrariou as expectativas de muitos analistas e indica um raro recuo do presidente americano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.