Fechar
GP1

Eleições 2020

TSE amplia horário de votação e eleitores vão às urnas das 7h às 17h

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27) pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo diminuir a possibilidade de aglomera

Nas eleições municipais deste ano, que acontecem nos próximos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno respectivamente, o eleitor poderá ir às urnas das 7h às 17h. Até a eleição de 2018 o horário de votação era de 8h às 17h.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27) pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo diminuir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. A medida foi tomada por conta da pandemia da covid-19.

  • Foto: Wagner Pires/Futura Press/Estadão ConteúdoTribunal Superior EleitoralTribunal Superior Eleitoral

Para decidir o horário da votação, o TSE levou em conta análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica de especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

"Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência”, disse.

Horário para idosos

O TSE definiu ainda que o horário de 7h às 10h ficou exclusivo para pessoas acima de 60 anos, que compõe o grupo de risco para o coronavírus. O tribunal resolveu pelo horário preferencial por orientação de uma consultoria sanitária formada pelo Hospital Sírio Libanês, Fiocruz e Hospital Albert Einstein.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.