Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uespi quer reaver posse de prédio que vai homenagear Bolsonaro

Em 2018 a instituição pediu o domínio público do prédio, pois ninguém reivindicou a propriedade do local, com isso em abril do ano passado, o Governo do Estado concedeu a propriedade.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, enviou nesta quinta-feira (08) um ofício para a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE), pedindo para reaver a posse do prédio Estadual Miranda Osório, que vai ser transformado em uma escola militar e levará o nome do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em entrevista ao GP1, o reitor Nouga Cardoso disse que o prédio foi utilizado pela Uespi, nos anos de 2000 para o curso de Direito e devido a problemas estruturais os alunos foram retirados do local. Em 2018 a instituição pediu o domínio público do prédio, pois ninguém reivindicou a propriedade do local, com isso em abril do ano passado, o Governo do Estado concedeu a propriedade do local em favor da Uespi.

“Quando eu cheguei na Uespi, em 2000, no local já funcionava o curso de Direito e com o tempo, por ser um prédio antigo, começou a apresentar problemas, com isso retiramos alunos de lá, levamos para o Campus Central e fomos em busca para financiar e melhorar o prédio, neste processo fui alertado que a Uespi não poderia fazer nenhum recurso por lá, devido ao prédio não ser registrado em nome da Uespi, então fomos procurar registrar, pois a instituição fez o uso por mais de 10 anos do prédio", disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Nouga CardosoNouga Cardoso

“Foram procurados os cartórios locais para ver se estava registrado no nome de alguém e ninguém reivindicava ser dono do prédio, com isso a Uespi encaminhou um oficio para o governador do estado no dia 21 de março 2018. O termo de domínio público do local, então no dia 27 de abril, o governador publica no diário oficial o termo de domínio público do local em favor da Uespi. Aí com o Sesc querendo fazer uma escola militar e por dever de ofício, nós somos o guardião de todo patrimônio que existe em favor da Uespi, então eu não poderia ver isso acontecendo e não reclamar aos órgãos competentes”, frisou o reitor.

Entenda o caso

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, confirmou que a escola militar, que será inaugurada no dia 14 de agosto no município de Parnaíba, receberá o nome do presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O chefe do executivo nacional virá ao Piauí para participar da solenidade.

A nomeação da unidade escolar foi confirmada após o aval de Jair Bolsonaro. A ideia partiu do próprio presidente Valdeci Cavalcante, que também foi militar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Valdeci CavalcanteValdeci Cavalcante

“A ideia foi minha. Ele é militar e eu também fui. Eu sei da formação militar. Então, nós vamos montar uma escola com o esquema pedagógico do Sesc e do Senac, onde teremos um aluno que será disciplinado para ter amor à pátria, vai aprender a cantar o hino nacional, o hino da independência, o hino de Parnaíba, o hino da bandeira, o hino do Piauí. Ele vai aprender pelo menos duas línguas, a tocar instrumentos musicais, vai praticar diversos esportes”, afirmou.

Bolsonaro em Parnaíba

O presidente Jair Bolsonaro virá ao Piauí para participar das comemorações do aniversário da cidade. Na ocasião, no dia 14 de agosto, Bolsonaro deve inaugurar a escola do Sesc.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Valdeci confirma que escola em Parnaíba receberá nome de Bolsonaro

Valdeci aguarda aval de Bolsonaro para escola receber seu nome

Prefeito Mão Santa divulga agenda de Bolsonaro em Parnaíba

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.