Fechar
GP1

Política

'Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo', diz Maia

Na noite deste domingo, Ministério da Saúde divulgou dois números diferentes de óbitos pelo novo coronavírus.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), manifestou-se sobre a divulgação de dados divergentes do Ministério da Saúde sobre a covid-19, na noite deste domingo, 7. Em uma publicação nas redes sociais, Maia afirmou que "um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos", disse ele.

"Brincar com a morte é perverso. Ao alterar os números, o Ministério da Saúde tapa o sol com a peneira. É urgente resgatar a credibilidade das estatísticas. Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos", escreveu o presidente da Câmara.

Na noite de domingo, a Saúde divulgou dois números diferentes de óbitos pelo novo coronavírus sem apontar o motivo para a mudança dos dados. Em material enviado à imprensa, o ministério registrava 1.382 novos óbitos por covid-19. Uma hora depois, o site do governo, que apresenta os dados sobre a doença, foi atualizado com um número diferente: 525 mortes. O Estadão indagou o ministério, mas não obteve resposta até às 05h40 desta segunda-feira, 8.

Maia disse ainda que a comissão externa da Câmara que trata da covid-19 vai se dedicar às estatísticas da doença. Na última semana, ele fez críticas à forma de divulgação dos dados da pandemia durante uma live e disse esperar que os números voltem até o começo desta semana, para que a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) não tenham que assumir o papel de divulgação de informações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.