Fechar
GP1

Economia e Negócios

União Europeia proíbe 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango

Os países do bloco europeu votaram unanimemente a favor da retirada de 20 unidades brasileiras alegando deficiências no sistema de controle.

A União Europeia decidiu por unanimidade, em uma reunião nesta quinta-feira (19) proibir a exportação de carne e frango de 20 frigoríficos brasileiros. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os produtores nacionais de aves e o ministério da Agricultura afirmaram que o resultado é negativo para a economia do país.

O recurso de embargo entrará em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada. "Nós confirmamos que os representantes dos países votaram por unanimidade a favor de deslistar 20 estabelecimentos brasileiros de exportar carne e seus derivados (especialmente frango). A medida proposta pela comissão europeia é relativa a deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário", disse a UE, em comunicado da comissão sanitária do bloco.

Segundo o G1, a lista com as 20 unidades não foi divulgada pela UE "por razões comerciais". Porém, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), informou ao G1 que 9 empresas foram afetadas: 12 frigoríficos da BRF e outras 8 unidades de outras empresas.

Dona das marcas Sadia e Perdigão, a BRF é a maior produtora mundial de frango. As ações da empresa, que chegaram a disparar mais de 8% pela manhã na bolsa brasileira diante de possíveis mudanças na gestão da companhia, reduziram ganhos após a divulgação da decisão da UE.

Conforme a União Europeia, esses frigoríficos terão que "construir um histórico de conformidade com as normas da UE" para poder ser liberados para voltar a exportar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.