Fechar
GP1

Piauí

Universidade Estadual do Piauí reestrutura setor acadêmico

Os professores Shirlei Marly Alves, Rosângela Pereira de Sousa, Pedro Pio Fontineles Filho e o técnico Inácio Pereira Lima Júnior completam a equipe de coordenadores do projeto

O professor Mário Eduardo Pinheiro, coordenador geral do Projeto de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TICs), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), afimou, nessa segunda-feira(14), durante a apresentação da proposta, que a implementação do projeto, prevista para ocorrer dentro de 1 ano, implicará na criação de um sistema acadêmico integrado para os cursos de graduação na modalidade a distância e presencial, aquisição de uma digitalizadora - a Instituição ganhará espaço com a digitalização de seus documentos, que hoje ocupam salas do prédio da Reitoria, além de garantir a preservação deles por mais tempo, criação de uma biblioteca digital com acervo atualizado, capacitação de 200 professores efetivos com as ferramentas e linguagens utilizadas pelos cursos em EaD.

Os professores Shirlei Marly Alves, Rosângela Pereira de Sousa, Pedro Pio Fontineles Filho e o técnico Inácio Pereira Lima Júnior completam a equipe de coordenadores do projeto. O projeto de Tecnologia da Informação e de Comunicação da Uespi, que foi devidamente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas em Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), por meio de edital público, divide-se em 4 eixos: capacitação de pessoal, elaboração de material didático, oferta de disciplinas e ambiente virtual.

A iniciativa, ainda, garante a compra de equipamentos e de mobiliários, a fim de assegurar sua execução. Para tanto, a Capes tem assegurado, somente para a Uespi, mais de R$ 1,1 milhão, que deve sofrer um reajuste por conta da contrapartida do Tesouro Estadual que, por Lei, precisa ser de 10% sobre o montante liberado pela ente federal.

De acordo com o coordenador Mário Pinheiro, parte do curso de bacharelado e de licenciatura deverá ser contemplada nesta primeira fase. Ele lembra que se trata de um período de experiência, e que a orientação da Administração Superior da Uespi é beneficiar toda a Instituição.

A apresentação foi assistida pelo vice-reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista; diretora geral do Nead, Márcia Percília Moura Parente; diretora do CCSA, Amanda Raquel Silva Rocha; diretor do CCN, José Nilo Feitosa; coordenadora do curso de Letras/Português, Ailma do Nascimento; coordenador de Turismo, Marcelo Ata; coordenador de Matemática, Alessandro Wilkis, coordenador do curso de Física, Gustavo Montgomery; coordenadora Pedagógica do Nead, Fátima Albuquerque e o coordenador de Tecnologia da Informação e de Comunicação do Nead, Athos Denis Eulálio.

O projeto da TICs foi elaborado pelos membros do Núcleo de Educação a Distância em parceria com a Coordenação de Projetos Especiais da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Preg) e centros de ensino.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.