Fechar
GP1

Guadalupe - Piauí

Usina de Boa Esperança chega próximo da capacidade máxima

No domingo, 7 de abril, a Chesf realizou a abertura de duas comportas da Barragem de Boa Esperança e aumentou a vazão de água para 800m³/s.

Segundo os dados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o reservatório da usina de Boa Esperança, no município de Guadalupe, situado à 352 km de Teresina, apresentou 87.44 % de nível de armazenamento de água nessa segunda-feira (8), chegando bem próximo de atingir a capacidade máxima.

No domingo, 7 de abril, a Chesf realizou a abertura de duas comportas da Barragem de Boa Esperança. A companhia emitiu um boletim para Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), no qual informava o aumento da vazão de água para 800m³/s.

  • Foto: Google MapsUsina de Boa EsperançaUsina de Boa Esperança

138 famílias afetadas em Luzilândia

O Rio Parnaíba atingiu 6,12 metros no final da tarde dessa segunda-feira (8) e está acima da cota de inundação na cidade de Luzilândia, localizada na região Norte do Piauí. Por lá, 138 famílias já foram atingidas pela cheia do rio, que tende a avançar ainda mais, sendo que destas 19 estão desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes, e 8 famílias desabrigadas foram levadas para abrigos da prefeitura.

193 famílias desabrigadas em Parnaíba

As chuvas continuam castigando a população do município de Parnaíba, no litoral do Piauí, que já teve o estado de emergência decretado pelo prefeito Mão Santa. Dessa vez, subiu para 193, o número de famílias desabrigadas. Até a última quinta-feira, 4 de abril, eram 154 famílias, 39 a menos.

Mais de 10 mil famílias afetadas no estado

Conforme a Defesa Civil do Piauí, 10 mil famílias foram atingidas e cerca de três mil estão em situação de desabrigo. A reportagem do GP1 conversou com o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, que explicou sobre os números de famílias desabrigadas, que podem apresentar mudanças devido a situação verdadeira das pessoas atingidas, levando em conta que em algumas situações são mais precárias que outras.

“Esses números não são muito definidos, por exemplo, existem famílias que podem estar desabrigadas e depois não estão mais, somente que vai para o formulário de informações de desastres entra para os números. Só em Teresina, atualmente, temos uma média de 530 famílias que estão desabrigadas, desalojadas e no Piauí, do mês de março até agora, cerca de 10 mil famílias estão afetadas pelas chuvas”, explicou o diretor do órgão.

Seis cidades apresentam alto volume de chuva

Pelo menos seis municípios do Piauí já registram na primeira semana de abril a metade do volume de chuvas do mês de março. São eles: Ilha Grande, Parnaíba, Teresina, Barras, Castelo do Piauí e Miguel Alves.

A cidade que está com o caso de mais atenção é Barras. Em março choveu no município 51,41 mm e nos primeiros sete dias de abril já choveu mais que o dobro, apresentando um volume de 186,5 mm. O município que diminuiu o índice de chuvas foi Batalha, que apresentou 566,4mm em março e na primeira semana de abril, 80,8mm.

Confira o nível de chuva nas cidades:

Ilha Grande: março – 706mm / 1ª semana de abril: 400,2 mm;

Parnaíba: março – 603mm / 1ª semana de abril: 371mm;

Teresina: março – 463mm / 1ª semana de abril: 226mm;

Barras: março – 51,41 mm / 1ª semana de abril: 168,5mm;

Castelo do Piauí: março – 367,2mm / 1ª semana de abril: 219,4 mm;

Batalha: março – 566,4mm / 1ª semana de abril: 80,8mm;

Miguel Alves: março – 414,4 mm / 1ª semana de abril: 123,6 mm.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chesf abre comportas e aumenta vazão da Barragem de Boa Esperança

Mais de 10 mil famílias foram afetadas pelas fortes chuvas no Piauí

Seis municípios apresentam alto volume de chuva em abril no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.