Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de setembro em Teresina

As doses estão disponíveis em 64 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está prorrogando a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 de setembro ou enquanto durarem os estoques. As doses estão disponíveis em 64 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hoje (31), até as 17h, também no ponto da drive thru da Universidade Estadual do Piauí.

Destinada inicialmente a grupos prioritários, a vacina agora está aberta para toda a população. Para reforçar o atendimento, a FMS instalou também pontos de drive thru, em parceria com duas universidades da capital. “Entre os dias 27 e 29 de agosto, foram aplicadas 5.872 doses nos pontos de drive thru, sendo 2.992 na UESPI e 2.880 na Uninovafapi”, informa Emanuelle Dias, Gerente de Ações Estratégicas da FMS.

Mesmo com a ampliação, a FMS faz um apelo às pessoas pertencentes aos grupos prioritários para que garantam sua imunização, em especial aqueles que estão abaixo da meta de cobertura. De acordo com dados da FMS, o grupo das mães no pós-parto segue com a menor cobertura - 48,95%. Em seguida vem o das gestantes e crianças entre seis meses e menores de seis anos, com 59,89% e 61,98% respectivamente.

Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, estes grupos são considerados mais suscetíveis às complicações da doença, que levam a internações e mesmo ao óbito. “As crianças fazem parte do grupo de risco, pois estão em desenvolvimento e o seu sistema imunológico encontra-se em formação. Já as mulheres grávidas e mães no pós-parto ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. Quando as gestantes vacinam contra gripe, elas protegem também o bebê”, alerta.

A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe mais comuns no país, o Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Amariles Borba garante que a vacina é segura e protege a população, evitando complicações de saúde e ajudando a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.