Teresina - PI

Vacinação contra raiva acontece no sábado nas zonas sul e sudeste de Teresina

Esta etapa encerra a imunização na zona urbana.

14/10/2020 17h29 - atualizado 17h31

Mais de 55 mil animais domésticos das zonas sul e sudeste precisam ser vacinados no próximo sábado, 17, quando acontece a segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva em Teresina, das 8h às 17h. Esta etapa encerra a imunização na zona urbana. Nos dias 24 e 31 de outubro acontece a vacinação na zona rural da capital. Ao fim da campanha, a expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados em todo o município.

A veterinária chefe da Gerência de Zoonoses, Oriana Bezerra, orienta que as pessoas levem seus animais para vacinar nos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, enfatiza.

Ela solicita ainda que os animais sejam levados para tomar a vacina por pessoas com capacidade para contê-los. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte. Por isso fazemos essa ressalva”, esclarece Oriana.

Na primeira etapa, realizada no último sábado (03), foram vacinados 64.393 animais, atingindo 95,67% de cobertura. A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Mais conteúdo sobre: