Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vacinação contra raiva na zona rural de Teresina acontece sábado

A primeira etapa vai contemplar as zonas rurais norte e leste.

Um total de 100 localidades participam neste sábado (19) do primeiro dia da etapa rural da campanha de vacinação antirrábica, que vai contemplar as zonas rurais norte e leste. A segunda etapa acontecerá dia 26, contemplando as zonas sul e sudeste.

Durante todo o dia, mais de 400 servidores da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão percorrendo as regiões. “Devido à distância entre as localidades, a logística da vacinação antirrábica na zona Rural é diferente da zona Urbana”, esclarece a gerente Oriana Bezerra. “Enquanto a etapa urbana trabalha com o estabelecimento de postos fixos, a rural é realizada por meio do deslocamento das equipes, que visitam as residências de cada localidade para a imunização dos animais”, explica a gerente.

Oriana Bezerra pede que, neste dia, os moradores das regiões deixem seus cães e gatos em casa para que possam ser vacinados. “É comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, lembra a gerente.

Na etapa urbana de vacinação contra a raiva foram vacinados um total de 120.433 cães e gatos, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de animais deve ser imunizada.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Confira aqui a lista dos postos de vacinação cadastrados

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.