Fechar
GP1

Piauí

Valdeci Cavalcante presta homenagem ao ex-ministro Reis Velloso

Ele compareceu ao velório do ex-ministro, no Rio de Janeiro, e prestou condolências à esposa, Izabel Velloso e seus filhos.  

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, cancelou sua agenda nesta quarta-feira (20), para prestar sua última homenagem ao amigo e conterrâneo, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, falecido na manhã de ontem. Ele compareceu ao velório do ex-ministro, no Rio de Janeiro, e prestou condolências à esposa, Izabel Velloso e seus filhos.

Valdeci Cavalcante lembrou que em maio de 2015 o Sesc prestou homenagem ao ministro com a denominação do maior Centro Cultural do Piauí – a antiga União Caixeiral, no centro de Parnaíba, onde o próprio Reis Veloso havia concluído o curso Técnico de Comércio. Foi uma das solenidades mais concorridas do Estado com a presença de diversas autoridades políticas e sociais do Piauí, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Foto: Divulgação/AscomValdeci Cavalcante presta homenagem ao ministro Reis Veloso Valdeci Cavalcante presta homenagem ao ministro Reis Veloso

“Nós temos a prática de prestar homenagens às pessoas em vida. É uma forma de reconhecer o legado dessas pessoas que nos honram com suas história e suas contribuições para a sociedade”, acentua Valdeci Cavalcante. Ele lembrou que Sistema Fecomércio tem a tradição de homenagear empreendedores piauienses com a denominação de suas unidades no Estado.

João Paulo dos Reis Veloso era natural de Parnaíba (PI). Foi ministro do Planejamento por dez anos e um dos responsáveis pela criação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

  • Foto: Divulgação/AscomHomenagem ao ministro Reis VelosoHomenagem ao ministro Reis Veloso

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro. As bandeiras das unidades do Sesc e do Senac no Piauí foram colocadas a meio mastro em ação de pesar pela perda do ilustre parnaibano.

Sobre João Paulo dos Reis Velloso

João Paulo dos Reis Veloso nasceu em Par­naíba (PI) no dia 12 de julho de 1931, filho de Francisco Augusto de Castro Veloso e de Maria Antonieta Torres Veloso. Seu pai era funcionário dos Correios e Telégrafos e sua mãe, costureira.

Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal, tendo cursado o secundário no Colé­gio São Luís Gonzaga. Também em Parnaíba fez o curso técnico de comércio na Escola Técnica de Comércio da União Caixeiral.

Entre os anos de 1947 e 1949 trabalhou na empresa Morais e em 1950 exerceu o magis­tério. Nesse último ano participou no Piauí da campanha do brigadeiro Eduardo Gomes, can­didato da União Democrática Nacional (UDN) à presidência da República, derrotado por Ge­túlio Vargas nas eleições de outubro.

Em março de 1951 transferiu-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, tornan­do-se secretário do deputado federal Jorge Lacerda, da UDN de Santa Catarina, função que exerceu até o ano seguinte. Ainda em 1952 foi admitido no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), como escri­turário e oficial de administração. Durante sua breve carreira no IAPI, exerceu ainda cargos de confiança, primeiro como assistente e depois como secretário da presidência. Em 1955 deixou esse instituto, ingressando por concurso em outubro desse mesmo ano no Banco do Brasil , em São Paulo, também como escriturário. Ainda em São Paulo, iniciou o curso de economia na Fundação Álvares Pen­teado em 1957.

No ano seguinte foi transferido para o Rio como assessor da presidência do Banco do Brasil, continuando o curso de economia na atual Universidade do Estado do Rio de Janei­ro (UERJ). Em maio de 1960, logo após a inauguração da nova capital, transferiu-se para Brasília, ainda como assessor. Terminou o cur­so de economia no Rio nesse mesmo ano e deixou Brasília em janeiro de 1961. De volta ao Rio, já no governo de João Goulart, foi designado em setembro para servir no gabine­te do ministro da Fazenda, Válter Moreira Sa­les. Realizou também cursos de pós-graduação em economia, o primeiro ainda em 1961 no Conselho Nacional de Economia, e o segundo em 1962 no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas, atual Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getúlio Vargas. Em setembro de 1962 foi para a Universidade de Yale, em New Haven (EUA), onde perma­neceu até maio de 1964, obtendo o título de mestre em economia. De volta ao Brasil, em julho, já no governo do marechal Humberto Castelo Branco - instalado com o movimento político-militar de 31 de março de 1964, que depôs João Goulart -, foi incumbido pelo mi­nistro do Planejamento Roberto Campos de organizar o Escritório de Pesquisa Econômica e Social Aplicada (EPEA) atual Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA) -, exercendo a chefia da instituição até 1968.

Em abril desse último ano, no governo do marechal Artur da Costa e Silva, quando Hélio Beltrão era ministro do Planejamento, Reis Veloso foi empossado no cargo, recentemente criado, de secretário-geral da pasta. De 1968 a 1969 integrou também o Conselho Federal de Educação (CFE) e o Conselho Na­cional de Pesquisas (CNPq).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.