Fechar
GP1

Piauí

Valdeci Cavalcante será empossado na APL nesta quinta-feira

A solenidade acontece às 19h, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.

Autor de obras sobre empreendedorismo social, comércio, sustentabilidade, consciência e espiritualidade, Oriente Médio, e do notável piauiense, de Parnaíba, João Paulo dos Reis Velloso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, será empossado nesta quinta-feira (21), na Academia Piauiense de Letras. A solenidade acontece às 19h, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.

Cavalcante vai compor a cadeira nº 17 da APL, que tem por patrono Raimundo de Área Leão. A cadeira foi ocupada respectivamente pelos imortais Odylo de Moura Costa, Odylo Costa Filho e João Paulo dos Reis Velloso.

O gosto pela escrita veio ainda jovem, quando aprendeu lições sobre consciência humana com o pai, Gerardo Cavalcante. Os livros resultaram da sua experiência nos segmentos que atua. Seu primeiro livro “Empreendedorismo Social no Comércio” foi publicado em 2014 e destaca as ações do Sistema Comércio no Piauí. Depois publicou “Empreendedorismo e Sustentabilidade” e também uma cartilha sobre Direitos Sociais.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Valdeci CavalcanteValdeci Cavalcante

Em 2016, lançou o livro “A Lei Divina e a Consciência”, inspirado nas lições que recebeu do pai, Gerardo Cavalcante, que lhe mostrou a importância da consciência para o ser humano e como ela deve ser usada de forma correta. A obra apresenta o olhar de Valdeci a respeito da consciência, moral, religiões, espiritismo e maçonaria.

No início de 2018 reeditou a obra “Eixo do Tempo”, de autoria do escritor e poeta Alarico da Cunha. No mesmo ano, lançou o livro “Oriente Médio – história, religião, tradição, valores, cultura e desenvolvimento”. Este ano, publicou sobre um dos maiores expoentes do Piauí e do país, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso.

Valdeci Cavalcante é membro da Academia de Letras e Artes de Campo Maior, da Academia Maçônica de Letra e da Academia Parnaibana de Letras.

SOBRE VALDECI CAVALCANTE

Nasceu em Parnaíba (PI), em 1952. É advogado, formado pela Universidade Federal do Piauí. Possui Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Administração de Recursos Humanos e Planejamento Educacional. É Professor Universitário, Empresário do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 1º Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio e Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí. É Membro dos Conselhos Nacionais do SESC, SENAC e CNC; Presidente do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento - IFPD; Presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement; Presidente da Academia de Ciência do Estado do Piauí; Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba; Membro da Academia Campomaiorense de Artes e Letras; Membro da Academia Parnaibana de Letras e Membro da Academia de Letras de Sete Cidades.

SOBRE CADEIRAS 17 - APL

Patrono: RAIMUNDO DE ARÊA LEÃO (1846-1904). Nasceu na localidade Taboca, distrito Vila dos Humildes, atual Alto Longá (PI), em 07.05.1846 e faleceu no Rio de Janeiro, em 10.01.1904. Médico, jornalista, poeta e político. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Foi inspetor de higiene do Piauí, Conselheiro Municipal de Teresina. Deputado Provincial no período de 1874 a 1879. Vice-Presidente da Província do Piauí. Redator do Jornal A Época, em 1878, órgão do Partido Conservador. Poeta satírico e, principalmente, lírico. Exerceu a Medicina durante 40 anos em Teresina. Bibliografia: Febres Palustres das Regiões Tropicais, tese de Doutorado.

1º OCUPANTE: Odylo de Moura Costa (1873-1957). Posse na APL: 13.06.1921. Nasceu e faleceu em Teresina (PI). Escritor e jornalista, bacharel em Direito pela tradicional Faculdade de Direito do Recife (PE). Residiu no Maranhão, onde ocupou as funções de Secretário de Fazenda , Deputado Estadual e desembargador. Exerceu o Jornalismo em Teresina e em São Luís (MA). Foi juiz nos Termos de Santo Antônio e Flores, hoje Simões, no Maranhão, e também na Comarca de Loreto de São José dos Matões. Deputado Provincial. Escritor, ensaísta e conferencista. Redator do jornal A Cidade de Teresina.

2º OCUPANTE: Odylo Costa Filho (1914-1974). Posse na APL: 1969. Nasceu em São Luís (MA). Jornalista, contista, poeta, ensaísta e crítico literário. Bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro. Secretário de Imprensa da Presidência da República no governo de Café Filho. Adido cultural da Embaixada do Brasil em Lisboa (Portugal). Como jornalista, era um articulista notável. Compositor de Jornais e revistas. Pertenceu a Academia Brasileira de Letras. Foi redator do Jornal do Comércio, fundador e editor do Políticas e Letras, diretor de A Noite e Tribuna da Imprensa e da Revista Senhor. Dirigiu a Rádio Nacional. Diretor de Redação de O Cruzeiro.

3º OCUPANTE/ ATUAL OCUPANTE: João Paulo dos Reis Veloso (1931-2018). Nasceu em Parnaíba (PI), em 12.07.1931. Posse na APL: 30.04.1981. Economista e professor reconhecido no Brasil, na América Latina e em países do continente europeu. Dos estudos básicos no Ginásio São Luiz Gonzaga, em Parnaíba, tornou-se PhD pela Universidade Americana de Yale (EUA), granjeando o primeiro lugar. Ministro-chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, Presidente do Fórum Nacional. Autor de mais de uma dezena de estudos apontando alternativas para o desenvolvimento econômico do Brasil. Professor de Pós-Graduação da Faculdade Getúlio Vargas. Participou do projeto de criação do Instituto do Cinema e do Museu de Arte Moderna. Bibliografia: Brasil - Solução Positiva; O Último Trem em Paris; Dívida Externa tem Solução; As Opções do Novo Governo; A Solução do Corredor de Longa Distância.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CADEIRA Nº 17.

A cadeira teve como último ocupante um parnaibano, que muito honra os conterrâneos. A cadeira vai continuar sendo ocupada por um ilustre parnaibano que tem a vida pautada em ajudar as pessoas; que revolucionou o Sistema Comércio no Piauí e que chegou à esfera nacional ocupando a 1ª Vice-Presidência da CNC.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.