Fechar
GP1

Política

Votação da Reforma da Previdência ficará para 2018, diz Jucá

O senador contou que a decisão foi tomada após acordo entre os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, afirmou que a votação da proposta de Reforma da Previdência ocorrerá somente em fevereiro do ano que vem. A declaração foi feita nesta quarta-feira (13).

O senador contou que a decisão foi tomada após acordo entre os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Jucá disse que o Palácio do Planalto “participou do entendimento”.

Durante entrevista coletiva, Jucá confirmou o adiamento, mas acrescentou a possibilidade de o tema ser analisado antes do mês de fevereiro, em uma eventual convocação extraordinária do Congresso Nacional.

  • Foto: Facebook/Romero JucáSenador Romero JucáSenador Romero Jucá

Para Jucá, a Reforma da Previdência é importante não para o governo Michel Temer, mas para os próximos governos e para o pagamento de aposentadorias.

“Por uma combinação entre o presidente Eunício e o presidente Rodrigo Maia hoje será votado o Orçamento federal. Sendo votado o Orçamento, forçosamente, na próxima semana não haverá um quórum da forma que nós queremos para votar a reforma. Então a reforma vai aguardar mais alguns dias para possa ser votada ou em fevereiro ou até, se houver o entendimento entre os presidentes das duas Casas, em uma convocação extraordinária”, declarou.

O governo vinha negociando para tentar votar a proposta na Câmara ainda neste ano. Defensor da proposta, Rodrigo Maia é um dos principais articuladores nessa discussão.

Jucá reconheceu ainda que o governo não tem os 308 votos necessários para aprovar o tema. “O número de adesões [à reforma] está crescendo, o PSDB fechou questão, outros partidos vão fechar questão. Então é preciso que haja tempo para maturar a solução [...]. Portanto nós vamos agir com responsabilidade e equilíbrio e votar no momento que tivermos os votos”, contou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.