Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington destaca produção do caju no 5º Festival da Cajuína

Wellington Dias disse que esse tipo de evento é importante principalmente porque incentiva a produção de um material genuinamente piauiense.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 13 Governador tirando selfie Governador tirando selfie
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 13 Wellington cumprimenta participante do festival Wellington cumprimenta participante do festival
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 13 Esta é a 5ª edição do Festival da Cajuína Esta é a 5ª edição do Festival da Cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 13 Wellington visita Festival da Cajuína Wellington visita Festival da Cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 13 Vendedora de cajuína Vendedora de cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 13 Coordenador Lenildo Lima Coordenador Lenildo Lima
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 13 Banda da Polícia Militar do Piauí Banda da Polícia Militar do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 13 5º Festival da Cajuína 5º Festival da Cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 13 Festival da Cajuína acontece no Shopping Riverside Festival da Cajuína acontece no Shopping Riverside
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 13 Festival da Cajuína Festival da Cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 13 Wellington Dias participa do Festival da Cajuína Wellington Dias participa do Festival da Cajuína
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 13 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 13 Merlong Solano Merlong Solano

O governador Wellington Dias (PT) visitou na noite dessa sexta-feira (25), a 5º Edição do Festival da Cajuína que está sendo realizada no espaço de eventos do Riverside Shopping, onde existem vários stands onde vários produtores exibem seus produtos e onde também ocorrem apresentações artísticas. O evento começou na quinta-feira (24) e se encerra nesse sábado (26).

Wellington Dias disse que esse tipo de evento é importante principalmente porque incentiva a produção de um material genuinamente piauiense. “Eu estou muito feliz em ver aqui mais presença de produtores e industrializares da cajuína. Aqui tem um trabalho da Cajuespi que é uma entidade que congrega e trabalha esse patrimônio do Piauí e do Brasil, desde a pesquisa, a produção de muda, fortalece essa parceria com o Sebrae e com alguns órgãos. Fico feliz com essa evolução, com cada vez mais produtos”, destacou.

O secretário de Governo, Merlong Solano (PT) afirmou que “o caju é uma cultura genuinamente nordestina, onde a cajuína é um patrimônio do Piauí para o Brasil e é uma atividade econômica adaptada ao semiárido e gera muito emprego, pois do caju tudo se aproveita. Então a expectativa é que superados esses efeitos da seca, a produção volte a crescer, gerando muito emprego e renda. Esse é o espírito do governo de apoiar essa iniciativa”.

Lenildo Lima, presidente da Cajuespi e da Câmara Setorial da Cajucultura disse que a seca afetou bastante a produção, mas que este ano os produtores estão conseguindo se recuperar.

“Tivemos cinco anos de seca que afetaram muita gente, mas esse ano choveu bem e o governo tem ajudado a gente com as mudas, a Câmara Seteorial está unida e tem incentivado os produtores a irrigarem, o que está dando um andamento para repor o que perdemos. Vamos demorar pelo menos 10 anos para repor essas perdas, mas já estamos nos encaminhando para isso, O primeiro passo já foi dado para não se errar mais. A produção do ano passado foi de 5 milhões de litros, quando a produção normalmente seria de 10 milhões de litros em uma safra boa, então estamos querendo melhorar isso e hoje no Piauí são quase 3 mil fabricantes de cajuína”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.