Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias abre 17ª Semana dos Povos Indígenas em Teresina

Wellington foi recebido com o ritual indígena Toré, que une dança, religião e luta. Segundo o IBGE, cerca de 6 mil pessoas se auto declararam indígenas.  

Helio Alef/GP1 1 / 17 Wellington Dias durante assinatura em solenidade no Museu do Piauí Wellington Dias durante assinatura em solenidade no Museu do Piauí
Helio Alef/GP1 2 / 17 Wellington Dias Wellington Dias
Helio Alef/GP1 3 / 17 Wellington Dias e Regina Sousa Wellington Dias e Regina Sousa
Helio Alef/GP1 4 / 17 Wellington Dias e Limma Wellington Dias e Limma
Helio Alef/GP1 5 / 17 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Helio Alef/GP1 6 / 17 Governador Wellington Dias cumprimenta homenageados em solenidade Governador Wellington Dias cumprimenta homenageados em solenidade
Helio Alef/GP1 7 / 17 Wellington Dias cumprimenta homenageado Wellington Dias cumprimenta homenageado
Helio Alef/GP1 8 / 17 Governador Wellington Dias durante solenidade do Dia do Índio Governador Wellington Dias durante solenidade do Dia do Índio
Helio Alef/GP1 9 / 17 Autoridades em solenidade do Dia do Índio Autoridades em solenidade do Dia do Índio
Helio Alef/GP1 10 / 17 Solenidade em alusão ao Dia do Índio Solenidade em alusão ao Dia do Índio
Helio Alef/GP1 11 / 17 Pajé participa de solenidade no Museu do Piauí Pajé participa de solenidade no Museu do Piauí
Helio Alef/GP1 12 / 17 Índios durante solenidade no Museu do Piauí Índios durante solenidade no Museu do Piauí
Helio Alef/GP1 13 / 17 Índios Índios
Helio Alef/GP1 14 / 17 Wellington Dias Wellington Dias
Helio Alef/GP1 15 / 17 Governador Wellington Dias comemora Dia do Índio Governador Wellington Dias comemora Dia do Índio
Helio Alef/GP1 16 / 17 Wellington Dias durante cerimônia no Museu do Piauí Wellington Dias durante cerimônia no Museu do Piauí
Helio Alef/GP1 17 / 17 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participou na manhã desta segunda-feira (15) da solenidade de abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas. A cerimônia aconteceu no Museu do Piauí e contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, do deputado federal Flávio Nogueira (PDT), deputado estadual Francisco Limma (PT), do secretário de Saúde Florentino Neto e de outras autoridades.

Wellington foi recebido com o ritual indígena Toré, que une dança, religião e luta. Na ocasião, Wellington participou do ritual e falou sobre a importância do reconhecimento das populações indígenas no estado. Segundo o IBGE, cerca de 6 mil pessoas se auto declararam indígenas.

“Temos escolas que já foram preparadas para a política da educação indígena, onde, além do português, buscaremos recuperar a língua original daquela comunidade. A cultura, a saúde, enfim, todas têm políticas adequadas, agora qual o passo que acho que precisamos dar é, de um lado é o reconhecimento da parte do poder central do Brasil, pois hoje a FUNAI não reconhece a presença de tribos indígenas no Piauí”, disse o governador.

Cartilha “No Piauí tem índio SIM”

“O Piauí tem índios sim e tem também tem a necessidade de ter este reconhecimento. Enquanto a FUNAI faz legalmente esse reconhecimento e da parte do estado, nós vamos dar agora um passo a mais com eles”, continuou Wellington.

Alepi

O governador também citou que o deputado Francisco Limma está coordenando um projeto voltado para a renda dos indígenas.

“Nosso líder está coordenando a aprovação de um projeto para que eles sejam também protetores da semente da origem, por exemplo, aquele milho original, aquele feijão original, ou seja, dar à população indígena, junto com a EMBRAPI, as condições da manutenção. Então, é uma data em que temos mais coisas para fazer do que comemorar”, contou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.