Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias afirma que não é momento para reabrir o comércio

A posição do governador do Piauí acompanha a indicação dos membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

O governador Wellington Dias (PT) disse durante live nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (29), que ainda não é o momento certo para reabertura do comércio. A posição de Wellington acompanha a indicação dos membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), instalado no estado para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“Eu penso na retomada das atividades e no trabalho, mas ainda não é o momento adequado para reabrir o comércio. Quero pensar nos entes queridos dos 24 óbitos. Me solidarizar, porque sei que é uma grande perda para cada um de nós”, disse o governador.

  • Foto: Reprodução/YoutubeGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Reforço do isolamento

O governador Wellington voltou a pedir para que as pessoas reforcem o isolamento social. De acordo com ele, muitas gente ainda vão morrer em decorrência da Covid-19, sobretudo, se as regras de prevenção não forem seguidas.

“Vamos perder mais pessoas, mais pessoas vão ser contaminadas. Por isso temos que trabalhar para conter isso. [A covid-19] cresce de forma exponencial. Veja velocidade que isso aconteceu. Ali [há 15 dias] a gente tinha 7 óbitos, agora são 24. Externar minha dor, cada ente é muito importante. Esforço para proteger vidas humanas. Há 15 dias o Piauí tinha 51 casos confirmados da doença, em 15 dias isso saltou para 454”, detalhou Dias.

Estratégia do governo

De acordo com o governador, a estratégia inicial adotada foi com base no isolamento social, fortalecendo a rede de saúde, desenvolvendo ações sociais e econômicas e reforçando a segurança. O isolamento social, conforme o gestor, seguiu as orientações da OMS e serviu para evitar a rápida propagação do vírus.

Em seguida, ainda segundo Wellington, o Governo ampliou o número de leitos exclusivos para covid-19, garantindo EPI para profissionais da área da saúde e ampliando o número de testes para os municípios. Foram contratados também novos profissionais e lançamento do aplicativo Monitora Covid-19.

Dentre as medidas econômicas, o Governo reduziu o ICMS para venda de álcool em gel e máscaras, criou uma linha especial de crédito para empresas, prorrogou o desconto do IPVA e criou um site e aplicativo Piauí Delivery, além de conceder novos créditos em parceria com o Banco do Brasil.

Como medidas de segurança o governo montou barreiras sanitárias nos pontos da divisa do Piauí, fiscalização de estabelecimentos e reforço de policiamento nas ruas para evitar crimes.

Confira a apresentão do governador Wellington Dias exibida na live

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington assina decreto que obriga uso de máscaras no Piauí

Covid-19: Firmino assina decreto com novas regras para supermercados

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.