Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias afirma que queda no FPE prejudica folha de pagamento

O governador explicou que para este mês de dezembro havia a expectativa de um incremento de 6% do valor que seria repassado para o Piauí, mas ao contrário, houve um decréscimo de 20%.

O governador Wellington Dias (PT) cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (19). A pauta é o acompanhamento da votação na Câmara Federal sobre o projeto de securitização das dívidas dos estados, bem como a queda no Fundo de Participação do Estado (FPE). O governador explicou que para este mês de dezembro havia a expectativa de um incremento de 6% do valor que seria repassado para o Piauí, mas ao contrário, houve um decréscimo de 20%.

Wellington alertou que essas perdas acabam comprometendo o planejamento financeiro do Estado. “A confirmação de um Fundo de Participação deste mês de dezembro, que teria em torno de 6% acima da receita de dezembro do ano passado. Isso leva em conta e nós confirmamos com aquilo que foram as receitas e quando chega a confirmação de 20% a menos", disse.

"Existe uma situação que termina dificultando o planejamento dos estados e dos municípios. Nós estamos tratando hoje de forma emergencial, porque é algo que atrapalha a gestão. Isso dificulta porque a prioridade é a folha de pagamento, o repasse aos Poderes, enfim, de alguma forma isso cria mais dificuldades”, lamentou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

O governador acredita que o entrave esteja ocorrendo no Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional. “O problema estaria no Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda que têm uma política de repassar em nome de um valor de previsão, e termina repassando abaixo daquilo que foi a arrecadação”, disse Wellington.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.