Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias afirma que vai manter decisão de flexibilizar atividades

“Não [vai recuar da decisão de flexibilizar os setores citados]. Vamos apenas iniciar com protocolos prontos. Programação segue conforme Pro-Piauí”, afirmou o governador.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quinta-feira (12), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), afirmou que não vai recuar da decisão de flexibilizar os setores da construção civil, concessionárias de veículos automotores e serviços de saúde, como ele anunciou na segunda-feira (08), durante coletiva de imprensa no Palácio de Karnak.

De acordo com o governador, as empresas que já estiverem adequadas às exigências, começarão a reabrir nos próximos dias. “Não [vai recuar da decisão de flexibilizar os setores citados]. Vamos apenas iniciar com protocolos prontos. Programação segue conforme Pro-Piauí”, afirmou o governador. As atividades consideradas não essenciais, estão suspensas desde março devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

No início dessa semana, Welington apresentou o protocolo para reabertura gradual das três atividades econômicas e assinou um novo decreto prorrogando o isolamento social até o próximo dia 22 de junho. Ele destacou que essa é uma “fase muito cuidadosa, de muita responsabilidade”. Conforme o governador, a decisão de criação do Pacto de Retomada Organizada (PRO -Piauí) foi tomada após diversas reuniões com membros do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), médicos e representantes do setor econômico.

PRO Piauí

O governador explicou que de acordo com o pacto não existe data específica para o início do retorno, tendo em vista que as empresas precisarão atender às recomendações do protocolo, como higienização, exames e distribuição de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. As medidas tomadas agora, caso colaborem para o aumento desenfreado de casos, poderão ser mudadas.

Endurecer fiscalização

Wellington disse ainda que a vigilância sanitária vai endurecer a fiscalização a fim de diminuir o risco de contaminação. “Vamos agir junto com o Ministério Público, com a Vigilância municipal, vamos intensificar fiscalização, pois caiu muito o isolamento social, fiquei muito preocupado, pois teve quedas, mas ainda temos chance de tomar medidas”, disse.

Responsabilidade individual e da empresa

De acordo com o governador, é necessário que tanto os empregados como os empregadores sejam responsáveis pelas medidas de cuidado e enfrentamento ao coronavírus. “Pelo PRO Piauí é estabelecida responsabilidade individual, desde a saída de casa, os cuidados que cada um deve ter para evitar transmissibilidade. Tem que ter medidas ao chegar no trabalho e a responsabilidade do empreendedor, porque ele é o responsável no cumprimento das normas e tem também dos clientes e fornecedores e tudo isso está estabelecido”, destacou.

Wellington disse que cerca de 45 mil trabalhadores vão retomar as atividades, tendo em vista que os setores vão trabalhar com 50% da sua capacidade. “Todos esses setores representam cerca de 80 mil pessoas, pois a construção civil precisa da metalúrgica, precisa da cerâmica, ou seja, somando todos os setores são cerca de 80 mil. Estamos autorizando começar com 50%, tirando as pequenas empresas que podem começar com todas, as outras vão com a metade. Calculamos que 45 mil vão começar em atividade”, declarou.

Aceitar protocolo

As empresas terão que responder a um questionário e aceitar o protocolo e conforme o número de funcionários serão dadas as orientações. “Cada um dos empreendedores terá pela internet que responder um questionário e dizer sim ao protocolo. Com isso sabemos o endereço dele e quantos funcionários que ele tem. Se tem 20 funcionários, é um conjunto de regras. Se tem mais de 20, tem mais complexidade. Precisa ter por exemplo uma SIMPA. Porque se tiver uma infecção a partir deste empreendimento, vamos ter que fechar e isso já aconteceu”, disse.

Protocolos gerais e específicos

O comitê está avaliando a criação de protocolo geral e específicos, como para igrejas católicas e evangélicas. “A partir de hoje estamos trabalhando para garantir os protocolos e desse comitê do Pacto PRO Piauí, do Pato pela Retomada Organizada do Piauí. O Comitê a partir de hoje está pronto para trabalhar outros protocolos, entre eles o da igreja. Estamos conversando com os evangélicos, os católicos, com todas as religiões. O objetivo é ter o protocolo geral e ter o protocolo específico”, disse.

“Como vamos colocar regramento para evitar transmissibilidade dentro do templo e da entrada. Sabemos o que deu certo e sabemos o que deu errado. Na parte das indústrias, já foram liberadas para a maioria dos municípios. Nosso decreto já trabalhava nessa perspectiva. Agora estamos trabalhando um protocolo específico para garantir um nível de segurança e quando for o momento certo, discutir sobre quando se deve dar o passo adequado”, declarou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington discute retomada de atividades econômicas com deputados

Covid-19: Wellington vai regular entrada de pacientes de outros estados

Wellington Dias prorroga decreto que suspende atividades não essenciais

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.