Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias anuncia retorno das autoescolas com aulas virtuais

Ao GP1, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, informou que as autoescolas deverão iniciar as aulas teóricas de forma remota até o final do mês de ju

O governador Wellington Dias se reuniu nesta segunda-feira (20) com representantes de autoescolas e o diretor do Detran, Arão Lobão, para tratar da retomada das atividades dos Centros de Formação de Condutores. Inicialmente, foi deliberado que as autoescolas vão iniciar aulas online nos próximos dias.

De acordo com Wellington Dias, o Pacto de Retomada Organizada – Pro Piauí prevê que as autoescolas estão inseridas no setor de educação, portanto, só voltariam a funcionar em setembro, como as demais escolas, mas o Governo vai analisar a proposta dos empresários do setor, que pedem para retornar em agosto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

O chefe do executivo anunciou o funcionamento das aulas remotas, e afirmou que vai avaliar a possibilidade de adiantar a retomada das aulas presenciais. “Eles poderão também utilizar-se desse recurso [aula online], enquanto isso faremos uma avaliação daqui a 10 dias com relação à situação da transmissibilidade no estado que, felizmente, está caindo. Levaremos a solicitação das autoescolas ao nosso Comitê Pro Piauí para a análise com bastante sensibilidade, pois sabemos da situação dos empresários”, destacou Wellington.

Ao GP1, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, informou que as autoescolas deverão iniciar, até o final do mês de julho, as aulas teóricas de forma remota para quem deseja ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ele explicou que há uma deliberação do Contran e Denatran para que as aulas teóricas sejam ministradas de forma online, por meio da portaria nº 110/2020, autorizando os Centros de Formação de Condutores a se credenciarem para as aulas remotas, utilizando a plataforma do Denatran.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Arão Lobão CLRV digital Arão Lobão CLRV digital

“A proposta das autoescolas de ter uma liberação para ministrarem o curso de preparação para CHN ficou de ser analisada pelo comitê de vigilância sanitária e elas foram informadas que já estamos concluindo o processo, autorizando as aulas à distância, através das regras exigidas pelo Denatran. Se nós fizermos diferente o Denatran, os alunos vão fazer o curso e não receberão a carteira”, explicou o diretor.

A proprietária de uma autoescola, Djacira Vieira, defendeu que as empresas possuem condições de retomar as atividades em agosto, seguindo os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária.

“Somos mais de 150 empresas em todo o estado e queremos ser colocados no setor da administração pública, já que somos ligados ao Detran, pois temos as condições de funcionamento seguindo todos os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária de higienização e distanciamento das pessoas”, afirmou.

De acordo com Arão Lobão, a proposta dos proprietários de autoescolas será levada à análise do Comitê de Operações Emergenciais (COE), no entanto, segue o plano de retomada editado pelo Governo do Estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.