Fechar
GP1

Política

Wellington Dias comemora Dia do Piauí em solenidade na Câmara Federal

A solenidade acabou com uma apresentação de João Claudio Moreno, Soraia Castelo Branco e Flávio Moura.

A bancada federal do Piauí participou nesta quarta-feira (16) de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração aos 197 anos do estado. O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) também participaram da solenidade.

No próximo sábado, dia 19 de outubro, o Piauí comemora aniversário de 197 anos de adesão do Estado à independência do Brasil. Na solenidade, Wellington destacou a história de luta que está no DNA do piauiense.

  • Foto: AscomWellington Dias durante solenidade de comemoração ao Dia do Piauí na CâmaraWellington Dias durante solenidade de comemoração ao Dia do Piauí na Câmara

“Esse momento é para a gente comemorar e refletir sobre os 197 anos da independência do Piauí. No dia 19 de outubro, muito depois do 7 de setembro, é que a gente começou a consolidar o norte do Brasil como independente, deixando de ser colônia portuguesa. Pelo acordo feito entre D. Pedro I e seu pai, essa região ficaria sob o julho português como colônia. Em Oeiras, Piracuruca e depois na Batalha do Jenipapo, o Piauí se destacou na busca pela liberdade do povo brasileiro”, relembrou.

  • Foto: AscomSolenidade em homenagem ao Dia do Piauí na CâmaraSolenidade em homenagem ao Dia do Piauí na Câmara

A solenidade foi proposta pelo deputado federal Assis Carvalho (PT), que relembrou a história que levou à independência do estado. “Nestes tempos de soberania ameaçada, se faz mais necessário contar essa luta histórica, que é parte da resistência nacional contra opressão e pela liberdade”, afirmou Assis Carvalho.

Estiveram na solenidade os deputados Rejane Dias (PT), Paes Landim (Sem Partido), Júlio César (PSD), Iracema Portella (PP), Flávio Nogueira (PDT), Fábio Abreu (PL) e os senadores Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP). A solenidade acabou com uma apresentação de João Claudio Moreno, Soraia Castelo Branco e Flávio Moura.

Confira o vídeo da solenidade:

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.