Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias decreta lockdown parcial de sexta a domingo

“Para podermos anunciar no dia 06 de julho a primeira etapa com a liberação [de setores comerciais] de forma segura", disse o governador.

Como já havia sido antecipado pelo GP1, o governador Wellington Dias (PT-PI) decidiu não adotar o sistema de lockdown (isolamento total) como havia sido sugerido pelo prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). Como medida para barrar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), o chefe do Palácio de Karnak, anunciou que nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), e, também, na próxima quinta-feira (2/07), sexta-feira (3/07), sábado (4) e domingo (5/07), será mais restrito o funcionamento de serviços essenciais. Com o endurecimento das regras, o governador adiantou que será possível iniciar, a partir do dia 06 de julho, data em que finda o decreto de isolamento, a primeira etapa de retomada das atividades econômicas suspensas desde março devido a pandemia.

Ele explicou que essas medidas mais duras serão necessárias para que sejam diminuídos alguns índices: de transmissibilidade da covid-19, o número de leitos, sobretudo, os de UTI e a quantidade de óbitos causados pela doença.

“Para podermos anunciar no dia 06 de julho a primeira etapa com a liberação [de setores comerciais] de forma segura. Anuncio aqui que já temos concluídos os protocolos da construção civil, setores de clinicas de saúde e o comércio automotivo. Precisamos do comprometimento de todos, sobretudo, nessa fase do pico da doença. Para tudo isso, é preciso decretarmos medidas mais rígidas de restrição com os setores essenciais”, disse o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

Wellington Dias adiantou que a cada 15 dias, serão analisados os setores liberados e projetou que, se tudo transcorrer dentro do esperado, em agosto as aulas presenciais já poderão ser retomadas.

“Sei que já estamos a quase 100 dias em isolamento, mas a nossa meta é após o dia 06 de julho, começar, a cada 15 dias, avaliar a reabertura de mais setores. Com isso, possivelmente em agosto, retomarmos as aulas”, disse o chefe do Palácio de Karnak. Conforme o novo decreto, apenas serviços essenciais, como farmácias e saúde, estarão autorizados a funcionar.

Ponto facultativo

Nesta sexta-feira (26) e nas próximas quinta-feira e sexta-feira, 2 e 3 de julho, será decretado ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais e a mesma recomendação para os municípios. Além de maior restrição às atividades essenciais no final de semana. O governo irá disponibilizar 3.200 pessoas apoiando o cumprimento do isolamento com a fiscalização.

“Estamos determinando que da parte do poder público do Estado e também dos municípios, o ponto facultativo na segunda-feira para que a gente tenha uma colaboração do próprio poder público”, ponderou o governador.

Multas

O governador ainda pretende adotar a política de aplicação de multa para quem não utiliza máscaras em espaços públicos. “As equipes que vão a campo verificaram que muitas pessoas não estão usando máscara, mas esse equipamento de proteção individual protege quem usa e protege o outro também, ou seja, você tem direito à escolha sobre a sua vida, mas não sobre a vida do outro. Portanto, teremos que chegar a esse ponto de aplicar advertência seguido de multa para aqueles que desobedecerem ao decreto”, pontuou o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Wellington e Firmino vão definir novas medidas de restrição

Wellington Dias descarta lockdown e promete medidas mais rígidas

Firmino Filho defende lockdown como condição para reabrir o comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.