Fechar
GP1

Política

Wellington Dias defende sistema nacional de metas para a Segurança

O governador sugeriu ainda uma "trégua" para votar em regime de urgência a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O governador Wellington Dias (PT) defendeu na manhã desta segunda-feira (19) a criação de um sistema único nacional de metas para a Segurança Pública. O petista explicou que o sistema seria semelhante aos já existentes, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Educação.

Wellington sugeriu uma “trégua de uma semana” na intervenção na Segurança do Rio de Janeiro afim de que seja votado de maneira “urgente” a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública. Conforme a lei, a intervenção impede a votação de emendas constitucionais.

“Eu defendo eu se tenha uma trégua de uma semana para que possamos taticamente fazer a votação em regime de urgência na Câmara e no Senado e já abrir o ano de 2019 com isto resolvido e ter é claro a partir daí um sistema de meta nacional”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

“Um sistema único nacional de metas nessa integração de todos os níveis de governo; municípios, estados e governo federal e o conjunto da sociedade, inclusive integrado com a proteção das fronteiras, com as forças armadas, com as diferentes áreas da segurança”, continuou Wellington, que também defendeu a criação de uma “força nacional especial” para tomar de conta das fronteiras brasileiras.

“Aí eu sustento a proposta do Fórum dos Governadores de ter uma força nacional especial para cuidar da proteção das fronteiras brasileiras com a tecnologia reduzindo com isso a entrada de armas, drogas e outros ilícitos que lamentavelmente acontecem”, concluiu.

Piauí

Para o Piauí, Wellington afirmou que o governo vai trabalhar para reduzir “todas as formas de violência” trabalhando em primeiro lugar para a prevenção de crimes. O governador defendeu uma “integração com conselhos comunitários, com as famílias, trabalhando regras do pelotão mirim e estabelecendo uma presença ostensiva nos 224 municípios”. Wellington também falou sobre as tecnologias utilizadas pela Segurança como drones, câmeras de monitoramento e satélites.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.