Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias garante reajuste de 6,81% para professores

“O meu apelo é então para todo mundo voltar para a sala de aula e garantir nas escolas que tiveram paralisação, planejamento para ninguém perder o ano letivo", afirmou.

Nesta segunda-feira (13), o governador Wellington Dias (PT) afirmou que irá pagar o reajuste salarial de 6,81% aos professores e fez um apelo para que as aulas sejam retomadas nas escolas que foram afetadas pela greve da categoria.

Em março deste ano o governador entrou em um acordo com a categoria para garantir um reajuste de 6,81%, só que quando a proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), ela demorou a ser votada e passou do prazo permitido pela justiça eleitoral para que o reajuste fosse permitido. O governador então autorizou um reajuste de apenas 2,95%, com base na inflação. A categoria então iniciou uma greve e reivindicou que o acordo fosse cumprido.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

O caso foi então encaminhado para o Tribunal de Justiça, que determinou pelo reajuste de 6,81%. “Eu fiz uma acordo em março, mandei o projeto para a Assembleia Legislativa, infelizmente, mais em razão da montagem das comissões técnicas, a Assembleia não conseguiu aprovar até a data limite que era dia 7 de abril e agora tem a decisão do desembargador Joaquim Santana e até agradeço o presidente do Tribunal de Justiça que mediou para que houvesse um posicionamento do judiciário. Eu autorizei já na folha de agosto o pagamento de 6,81% para os ativos e aposentados, na forma do acordo e por uma situação mais técnica, a diferença será implementada, mas ainda estamos trabalhando para elaboração para a folha de setembro”, afirmou.

Ele explicou que apesar da dificuldade financeira do estado, o reajuste será concedido. “O estado poderia embargar para virar um precatório e pagar só em 2019 ou 2020, mas não, quero cumprir esse entendimento e assim voltamos a normalidade do acordo”, destacou.

O governador ainda pediu o retorno das aulas. “O meu apelo é então para todo mundo voltar para a sala de aula e garantir nas escolas que tiveram paralisação, planejamento para ninguém perder o ano letivo. Toda a preocupação é com os estudantes. Todo esse esforço, em um momento difícil, onde vamos ter que tirar dinheiro de algum lugar para garantir esse reajuste e peço a compreensão das escolas para voltarem às atividades”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.