Fechar
GP1

Política

Wellington Dias lança 43ª edição do Encontro Nacional de Folguedos

O evento acontece entre os dias 21 e 25 na Vila Olímpica do Estádio Albertão, na zona sul da capital.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Pronunciamento de Wellington Dias durante o lançamento do Festival de Folguedos Pronunciamento de Wellington Dias durante o lançamento do Festival de Folguedos
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Governador Wellington Dias no Palácio de Karnak Governador Wellington Dias no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Fábio Novo, Wellington Dias e Janainna Marques no lançamento do Festival de Folguedos Fábio Novo, Wellington Dias e Janainna Marques no lançamento do Festival de Folguedos
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Wellington Dias e Fábio Novo Wellington Dias e Fábio Novo
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Solenidade de lançamento do Festival de Folguedos Solenidade de lançamento do Festival de Folguedos
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Janainna Marques Janainna Marques
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Wellington Dias participa do lançamento do Festival de Folguedos Wellington Dias participa do lançamento do Festival de Folguedos
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Bid Lima Bid Lima
Helio Alef/GP1 11 / 12 Fábio Novo Fábio Novo
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Alisson Bacelar Alisson Bacelar

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lançou nesta segunda-feira (19) a 43ª edição do Encontro Nacional de Folguedos. O evento acontece entre os dias 21 e 25 na Vila Olímpica do Estádio Albertão.

O evento conta com shows musicais, apresentações folclóricas, capoeira, quadrilha, reisado e outras atrações. O tema deste ano será ‘Entre fitas e encantos’, em alusão às fitas presentes no folclore brasileiro como as fitas do Senhor do Bonfim, Danças das Fitas e Bumba Meu Boi.

O governador Wellington Dias destacou a importância dos Folguedos para a cultura e economia do estado. “Dos eventos pioneiros do estado do Piauí, os Folguedos é o que sustentou e se aperfeiçoou. Ele é hoje um encontro cultural em diferentes áreas. Destaco a dança, a partir do boi, envolve um conjunto de outras artes e por isso fundamental para o Nordeste. E também fomenta a economia, a presença de grupos de outros estados e outros municípios garante também uma força econômica na gastronomia, no artesanato, hospedagens, turismo”, afirmou.

O secretário de Turismo, Fábio Novo, também destacou as possibilidades geradas durante o evento, não só para os que participam efetivamente das danças e atrações culturais, mas também para as pessoas que moram próximo ao Albertão que aproveitam a época para aumentar a renda em casa.

“É um momento que mostra o potencial da economia criativa da cultura. Não é só o que se investe no pagamento dos artistas, mas é tudo que circula em torno da vila olímpica do Albertão. As famílias daquela região, todas são beneficiadas, na economia criativa da cultura. Quem coloca suas barracas para vender, faz circular os recursos que são investidos, como também é um momento de comunhão, momento que a gente faz com que os grupos e a produção do fazer cultural do Piauí se encontrem em um local”, destacou.

O evento, já consolidado no calendário cultural do estado, acontece desde 1974. Antigamente o Encontro de Folguedos acontecia no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira, no Centro. O local foi mudado para o Albertão a fim de proporcionar atração para um maior público.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.