Fechar
GP1

Política

Wellington Dias não quer que déficit da previdência vá para os mais pobres

“Não podemos colocar a carga do déficit da previdência para os mais pobres, isso já estragou muitas reformas lá atrás", afirmou o governador.

O deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, esteve reunido, nesta quinta-feira (14), com o governador Wellington Dias e a bancada de deputados e senadores piauienses no restaurante Cantinho do Faustino, zona leste de Teresina, em busca de apoio para aprovação da reforma da Previdência. Durante a reunião, Wellington apresentou a Maia propostas para a reforma.

Após o encontro, Wellington Dias explicou que a reforma previdenciária deve priorizar mudanças que resultem em equilíbrio: “Eu transmiti, em nome de praticamente a totalidade dos governadores, que nós temos um caminho muito aberto para tratarmos a previdência como uma prioridade em mudanças que tragam equilíbrio atuarial e que as propostas que nós temos para isso, para garantir as condições de equilíbrio, têm mais de uma alternativa”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias Wellington Dias

Wellington agradeceu a oportunidade de participar do diálogo sobre a reforma: “No meu campo político eu disse a ele que temos propostas e caminhos para alcançar o mesmo objetivo e o que me alegra é a abertura por parte do presidente e contribuir dialogando com o Poder Executivo, dentro do Congresso Nacional para que a gente não perca esse ambiente que nós temos hoje”, declarou.

“Não podemos colocar a carga do déficit da previdência para os mais pobres, isso já estragou muitas reformas lá atrás. Deve ser levada em conta a expectativa de vida, mix de idade e de contribuição, e o tempo adequado para a implantação”, enfatizou.

O chefe do executivo estadual informou que os governadores têm uma demanda: “Transmiti ao presidente Rodrigo Maia e à nossa bancada uma posição que é essencial dos governadores. Nós temos que dar solução para o futuro, mas temos que juntos ter solução para o presente, pois não adianta aprovar a reforma e continuar alguns estados com salários atrasados ou ter, como está previsto, 19 estados caminhando para lá na frente atrasar salários. É preciso dar uma solução do hoje e do futuro”.

Wellington elencou quais são as soluções: “Criar um fundo a partir de uma emenda constitucional que coloca duas regras: a possibilidade de carimbar para a previdência, por exemplo o ICMS, e a possibilidade de garantir a securitização da dívida ativa. Com essas duas regras os estados podem captar hoje aquilo que é uma poupança com a reforma prevista para o futuro e com isso os estados resolverem a situação do seu déficit orçamentário, ampliar capacidade de investimento e com isso crescer receitas”, explicitou.

Para o governador, a idade mínima para se aposentar deve ser de 65 anos: “A idade mínima adequada para o equilíbrio atuarial é de 65 anos, a contribuição adequada é de 35 anos, mas não há uma regra só, você pode ter um mix, uma soma de idade mais tempo de aposentadoria, hoje nós já temos essa regra, e estudar qual é a regra para as mulheres”, argumentou.

Veja abaixo a proposta que Wellington Dias apresentou a Maia sobre a Reforma da Previdência

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.