Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Wellington Dias participa de eventos em Parnaíba pelo Dia do Piauí

O governador lembrou a luta de Parnaíba pela independência e a importância de agradecer por todos esses grandes momentos.

Seguindo a programação alusiva ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, o governador Wellington Dias participou de atos cívicos-militares e celebrações religiosas em Parnaíba. As comemorações foram realizadas na sexta-feira (18) e sábado (19).

Na noite de sexta-feira foi realizado o Culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday, que contou com a participação de autoridades e fiéis. O governador lembrou a luta de Parnaíba pela independência e a importância de agradecer por todos esses grandes momentos.

  • Foto: Roberta Aline/CCOMMarcelo Castro, Rejane Dias e Wellington DiasMarcelo Castro, Rejane Dias e Wellington Dias

“Parnaíba é parte da história do Brasil pela bravura do seu povo. Há quase 200 anos Parnaíba tomou uma decisão forte e foram à praça pública. No dia 19, os piauienses disseram que não queriam ser colônia portuguesa e lutaram, derramando o seu sangue, para que nos tornássemos independentes. Devemos conhecer a história do Piauí e olhar com orgulho para o nosso passado para ter a firmeza das nossas ações no presente e na construção do futuro. Esse é um momento de agradecer e pedir novas bençãos para o nosso estado”, disse Wellington Dias.

O chefe do executivo estadual falou ainda sobre as conquistas do estado nas últimas duas décadas, dentre elas, o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que saiu de muito baixo para alto. “O Piauí entrou no século XXI como um dos estados mais pobres do Brasil. Lá no início dos anos 2000, nós tínhamos um IDH de 0,4, que significa desenvolvimento muito baixo. Hoje, podemos comemorar um IDH de 0,7, ou seja, alto desenvolvimento. Significa melhoria em educação, saúde, segurança, reduzindo a mortalidade infantil, com alta produtividade, crescimento da economia e renda”, ressaltou.

  • Foto: Roberta Aline/CCOMSolenidade ocorrida em ParnaíbaSolenidade ocorrida em Parnaíba

Após o culto, aconteceu a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no Teatro Saraiva. Foram agraciados com a medalha personalidades e entidades que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

“Esse é um momento de homenagear os heróis da Parnaíba, homenagear os heróis da nossa independência e, por outro lado, homenagear homens e mulheres que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento de Parnaíba, do Piauí e do Brasil. Isso é importante quando também temos ações para o desenvolvimento da cidade. Estamos trabalhando investimentos importantes, como a conclusão do Porto das Barcas, uma reforma importante na Ponte Simplício Dias, um Centro de Especialidades, ou seja, são investimentos tanto na área social quanto na mobilidade urbana. Estamos juntos de mãos dadas honrando a memória dos nossos heróis do passado”, afirmou Dias.

  • Foto: Roberta Aline/CCOMEntrega de honrariaEntrega de honraria

A deputada federal Rejane Dias também esteve presente nas cerimônias. “É uma honra sempre vir à cidade de Parnaíba e agora acompanhando o governador por conta das comemorações do aniversário de independência do Piauí. Participamos de um culto na Igreja El Shaday, com a presença de muitos pastores e irmãos, celebrando e agradecendo ao Deus por tudo que tem feito pelo Estado do Piauí. Temos sempre que ser sempre gratos a Ele. Participamos também do momento de entrega de várias comendas às pessoas que realmente tem feito a diferença aqui na cidade de Parnaíba; pessoas que tenham se dedicado em várias áreas que elas atuam. Então, estamos muito felizes de poder, mais uma vez estar na cidade da Parnaíba”, comentou.

Já na manhã deste sábado ocorreu a solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, na praça da Graça, no Centro de Parnaíba. Em seguida, ocorreu o Te Deum Laudamus de Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhoras das Graças, na praça Saraiva, também no Centro da cidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.